PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE INSTRUTORES DE ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA ATUANTES EM FLORIANÓPOLIS (SC)

Autores

  • Jamille Machado Vaz Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Aureo José Amaral Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Priscila Mari dos Santos Correia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliana de Paula Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66064

Palavras-chave:

Percepção. Competência Profissional. Esportes. Natureza.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de competências de instrutores de atividades de aventura na natureza atuantes em Florianópolis (SC). Realizou-se uma pesquisa descritivo-exploratória e quantitativa. Participaram 22 instrutores (18 do sexo masculino e quatro do feminino), com idade média de 39,5±12,1 anos. Utilizou-se um questionário validado para este estudo, contendo 27 perguntas baseadas no modelo de competência profissional de Cheetham e Chivers (1996, 1998) e na norma 15285 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (2005) sobre as competências necessárias aos instrutores. Para analisar os dados, aplicou-se a estatística descritiva. A maioria dos instrutores percebe dominar totalmente as competências cognitivas, funcionais, sociais, éticas e fatores relacionados (metacompetências, personalidade, reflexão, avaliação, empreendedorismo). Contudo, em todas há pelo menos um instrutor que percebe dominá-las parcialmente e há um que percebe não dominar duas competências funcionais relativas à segurança dos participantes. Um instrutor também acredita não dominar a capacidade de empreender.

 

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Biografia do Autor

Jamille Machado Vaz, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/UDESC/CNPq).

Aureo José Amaral Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharel em Educação Física pela UDESC.

Priscila Mari dos Santos Correia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq).

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Física do PPGEF da UFSC. Integrante do LAPLAF/UDESC/CNPq.

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Física do PPGEF da UFSC. Integrante do LAPLAF/UDESC/CNPq.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora adjunta da UDESC e Professora Permanente do PPGEF da UFSC. Líder do LAPLAF/UDESC/CNPq.

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

VAZ, J. M.; AMARAL JUNIOR, A. J.; CORREIA, P. M. dos S.; MANFROI, M. N.; FIGUEIREDO, J. de P.; MARINHO, A. PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE INSTRUTORES DE ATIVIDADES DE AVENTURA NA NATUREZA ATUANTES EM FLORIANÓPOLIS (SC). Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 295–310, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66064. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66064. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais