O FUTEBOL DE BAIRRO COMO PROCESSO EDUCATIVO NÃO FORMAL: UM ESTUDO DE CASOS NA CIDADE DE VALDIVIA-CHILE

Autores

  • Katherine Daniela Benilde Peña Ojeda Pedagogía en Educación Física, Deportes y Recreación Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. XIV Región de los Ríos.
  • Nicolás Ricardo Mujica Hernández Pedagogía en Educación Física, Deportes y Recreación Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. XIV Región de los Ríos.
  • Sergio Alejandro Toro Arévalo Pedagogía en Educación Física, Deportes y Recreación. Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. XIV Región de los Ríos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.59835

Palavras-chave:

Esportes. Aprendizagem. Grupo social. Futebol.

Resumo

O propósito desta pesquisa foi compreender os processos de convivência de uma equipe de jogadores de futebol de bairro, o “Club de Fútbol Palestino Los Jazmines”, da cidade de Valdívia, no sul do Chile. Os investigadores realizaram uma intervenção na qualidade de professores das séries míni e infantil, na qual destacaram três jogadores como informantes-chave do estudo. Em uma primeira instância, se realizou uma revisão bibliográfica do tema, logo a partir de um desenho metodológico qualitativo baseado no paradigma sociocrítico, analisaram e interpretaram os dados registrados em diário de campo e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos informantes-chave, seus pais e a presidenta do clube. Os resultados do estudo contribuíram para a caracterização das dinâmicas de relação social, assim como para a implementação e avaliação de uma proposta educativa não formal destinada a fortalecer a convivência da equipe.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katherine Daniela Benilde Peña Ojeda, Pedagogía en Educación Física, Deportes y Recreación Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. XIV Región de los Ríos.

Profesor Encargado Escuela de Fútbol Femenino y de la Serie Sub 17. Universidad Austral de Chile 

 

Nicolás Ricardo Mujica Hernández, Pedagogía en Educación Física, Deportes y Recreación Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. XIV Región de los Ríos.

Profesor Encargado Escuela de Fútbol Femenino y de la Serie Sub 17. Universidad Austral de Chile 

 

Sergio Alejandro Toro Arévalo, Pedagogía en Educación Física, Deportes y Recreación. Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. XIV Región de los Ríos

Instituto de Filosofía y Estudios Educacionales

Director de Escuela Pedagogía en Educación Física, Deportes y recreación. 

Universidad Austral de Chile 

Área de Docencia y Enseñanza de la Educación Física 

Publicado

2016-12-18

Como Citar

PEÑA OJEDA, K. D. B.; MUJICA HERNÁNDEZ, N. R.; TORO ARÉVALO, S. A. O FUTEBOL DE BAIRRO COMO PROCESSO EDUCATIVO NÃO FORMAL: UM ESTUDO DE CASOS NA CIDADE DE VALDIVIA-CHILE. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1209–1222, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.59835. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/59835. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais