EXERCÍCIOS QUALITATIVOS DE AVALIAÇÃO COM RITMO, EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Flávio Soares Alves Universidade Estadual Paulista (UNESP). Instituto de Biociências. Departamento de Educação Física. Rio Claro, SP. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.56369

Palavras-chave:

Expressão. Criatividade. Prática (psicologia)

Resumo

Nas disciplinas de Atividades Rítmicas e Expressivas e Dança os alunos dos cursos de Educação Física vivenciam jogos rítmicos e expressivos, exercícios de sensibilização, musicalização e práticas de criação em dança. O objetivo deste estudo foi mapear os modos como valorizamos essas práticas intensivas nas avaliações dessas disciplinas, sabendo que tais práticas não se deixam apreender facilmente por registros quantitativos de avaliação. Dentre os exercícios realizados, demarcamos: trabalhos coletivos, monitorias em dança, processos criativos, montagens e apresentações artísticas. Ao valorizar a produção de diários como meio de registro dessas experiências, o olhar avaliativo se concentrou sobre as intensidades que atravessam essas práticas, abrindo um campo de discussões acerca dos efeitos dessas intensidades no âmbito da formação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-12-11

Como Citar

ALVES, F. S. EXERCÍCIOS QUALITATIVOS DE AVALIAÇÃO COM RITMO, EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 75–88, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.56369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56369. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais