PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO DA ESCOLA: O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Universidade São Judas tadeu. Faculdade de Educação Física - São Paulo/SP
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu. Faculdade de Educação Física - São Paulo/SP
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu. Fsculdade de Educação Física - São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46072

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Produção Científica

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção do conhecimento sobre o cotidiano da Educação Física (EF) escolar. A amostra foi constituída pelos periódicos da Educação e da EF constantes no webqualis da EF no triênio 2010-2012, totalizando 63 periódicos e 697 artigos. Os principais temas abordados foram: diagnóstico didático e formação profissional, sendo menos evidenciados: violência na escola e políticas públicas. O ensino fundamental foi o ciclo de escolarização mais pesquisado e a região Sudeste a que mais produziu artigos. Concluímos que os aspectos constitutivos do cotidiano escolar merecem maior aprofundamento devido à sua complexidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-09-26

Como Citar

MALDONADO, D. T.; SILVA, S. A. P. dos S.; MIRANDA, M. L. de J. PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO DA ESCOLA: O ESTADO DA ARTE. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1373–1395, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46072. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46072. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais