SIGNIFICADOS DE DEMOCRACIA PARA OS SUJEITOS DA DEMOCRACIA CORINTHIANA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.39331Palavras-chave:
sociologia do esporte, futebol,Resumo
Esta pesquisa tem como tema central a Democracia Corinthiana, movimento de um grupo de jogadores e dirigentes do Sport Club Corinthians no período de 1981 a 1985. O objetivo deste artigo é examinar os significados atribuídos à democracia por jogadores, técnicos e dirigentes que foram sujeitos desse movimento. A partir da revisão bibliográfica sobre democracia, de duas entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental em jornais, encontramos declarações fornecidas por esses sujeitos de como eles entendiam a democracia no movimento alvinegro. Como resultado, encontramos respostas que variavam tanto em termos de defesas de procedimentos das tomada de decisões, como de conteúdo das conquistas alcançadas, além de alguns pontos contraditórios a estes. Deste modo, não se pode afirmar um sentido unívoco de democracia na Democracia Corinthiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
