ATLETA, SUBSTANTIVO FEMININO: AS MULHERES BRASILEIRAS NOS JOGOS OLÍMPICOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2933Palavras-chave:
História. Mulheres. Jogos olímpicos. EsporteResumo
O livro Atleta, substantivo feminino: As mulheres brasileiras nos jogos olímpicos, publicado em 2006 por Oscar Valporto, reúne contos das histórias de vida de vinte atletas olímpicas brasileiras construídas a partir de relatos pessoais que descrevem as suas trajetórias desde sua primeira participação, em 1932, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, até a conquista da tão sonhada primeira medalha olímpica, em Atlanta, 1996. Os contos da obra relatam as carreiras esportivas, ressaltando as barreiras sociais transpostas por cada uma dessas atletas pioneiras. O livro se divide em quatro partes: inicia com as trajetórias das pioneiras do esporte nas modalidades natação e atletismo e finaliza com as atletas da primeira geração que conquistou medalhas olímpicas. As mulheres referenciadas como pioneiras são: Maria Lenk e Mary Dalva – natação; Wanda e Aída dos Santos – atletismo. O autor segue destacando as atletas olímpicas Maria Elisa (natação), Isabel (vôlei); Luisa Parente (ginástica olímpica) e Soraia (judô). O livro ainda retrata as rainhas da areia: Jackie, Mônica, Adriana, Sandra, Adriana Behar e Shelda; e se encerra com as mulheres que conquistaram as medalhas nos esportes coletivos: Paula e Janeth (basquete), Leila e Virna (vôlei de quadra) e Pretinha e Marta (futebol de campo). A obra está direcionada aos amantes do esporte nacional e da história, e, ainda que não apresente um texto no formato acadêmico, tem seu mérito por ser pioneira em resgatar tais trajetórias, oferecendo aos profissionais de educação física a possibilidade de realizar debates relevantes sobre as questões de gênero na escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
