OS SENTIDOS DA EXCLUSÃO SOCIAL NA BIBLIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Autores

  • Luis Eduardo Cunha Thomassim UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2931

Palavras-chave:

Educação física. Iniqüidade social. Esportes. Bibliografias

Resumo

Neste trabalho, realizo uma revisão de literatura do tema da exclusão social na bibliografia da Educação Física brasileira. O objetivo foi identificar os diferentes usos das expressões exclusão e inclusão, para o qual foram analisados trabalhos publicados nos últimos anos. O estudo permite apontar duas perspectivas distintas: um sentido, em que os autores se referem à exclusão como condição (individual ou coletiva), e outro, em que caracterizam exclusão como processo social. Assinalo também as oposições e ausências significativas desta noção na literatura.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Cunha Thomassim, UFRGS

Mestrando do PPGCMH da ESEF/UFRGS e integrante do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física. E-mail: luiseduthom@gmail.com

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Publicado

2007-12-29

Como Citar

THOMASSIM, Luis Eduardo Cunha. OS SENTIDOS DA EXCLUSÃO SOCIAL NA BIBLIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 151–177, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2931. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2931. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Ensaios

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