PRÁTICAS CORPORAIS QUILOMBOLAS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.111523

Palavras-chave:

Exercício físico. Grupo com ancestrais do continente africano. Indicadores de produção científica. Educação Física.

Resumo

O artigo analisa o sentido/significado das práticas corporais quilombolas na produção acadêmica, identificando sua distribuição por áreas de conhecimento e seu mapeamento geoespacial no Brasil. Uma pesquisa de natureza teórica e bibliográfica foi realizada em bases de dados, no período compreendido entre 1999 e 2019. Os resultados apontam que o sentido/significado das práticas corporais está associado às representações sociais sobre a cultura corporal de movimento, evidenciando que a Educação Física e a Educação se destacam entre as áreas de conhecimento e os estudos se distribuem geoespacialmente no Brasil. Os loci das pesquisas estão, predominantemente, na Região Nordeste; a Universidade de Brasília e a Universidade Federal do Ceará despontam em números de trabalhos. Conclui-se que, apesar de recente e pouco estudada, a relevância da temática estimula uma agenda de pesquisa.

 

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Publicado

2021-09-20

Como Citar

GAIA, Paulino Pinheiro; WIGGERS, Ingrid Dittrich; CARDOSO, Layana Costa Ribeiro; SILVA, Maria Denise Dourado da; ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira de. PRÁTICAS CORPORAIS QUILOMBOLAS: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27054, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.111523. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111523. Acesso em: 14 jul. 2025.

Edição

Seção

Ensaios

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