Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal

Autores

  • Nadia Cristina Valentini

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2642

Palavras-chave:

Percepções de competência. Desenvolvimento motor. Gênero.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram investigar as percepções de competência e desempenho motor de crianças, e as relações entre estas percepções e o desempenho motor de meninos e meninas de diferentes idades. Oitenta e oito crianças foram testadas através Test of Gross Motor Development e responderam a Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance. Os resultados sugerem que: (1) meninos e meninas de diferentes idades evidenciam percepções similares, porém não são precisos com relação a estas percepções (2) crianças mais velhas exibem desempenho locomotor superior, porém não existem diferenças nas habilidades de controle de objetos nos grupos etários; (3) meninos e meninas evidenciam desempenhos locomotores similares, porém meninos evidenciam superioridade nas habilidade de controle de objetos; (4) desenvolvimento motor atual não se configura como preditor de percepção de competência. Instrução e oportunidades de movimento são críticos para o desenvolvimento motor e para a construção de percepções de competência realísticas em crianças.

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Publicado

2002-09-05

Como Citar

VALENTINI, N. C. Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 51–62, 2002. DOI: 10.22456/1982-8918.2642. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2642. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais