CRÍTICA A UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONADA À PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DO REFERENCIAL DA SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO E DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA

Authors

  • Marcelo Guina Ferreira UFG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2364

Keywords:

Educação Física. Teoria. Currículo.

Abstract

Em artigos de 1993, 1994a e 1994b, o professor Dr. Dartagnan P. Guedes e a professora Ms. Elisabeth P. Guedes apresentam uma proposta de currículo de EF direcionado à promoção da saúde (PS), numa importante contribuição para a pedagogia da educação física (EF). Tal esforço tem, no mínimo, o mérito de procurar o diálogo com a prática, caminho indispensável para a construção de uma teoria da EF1 . A leitura dos já citados artigos levounos a refletir sobre pontos que demarcam diferenças, e antagonismos, entre a proposta pedagógica em tela e aquela que, neste ensaio, iremos contrapor-lhe com base na pedagogia crítico-superadora (coletivo de autores, 1992). Discutiremos ainda alguns pontos positivos, impasses teóricos e debilidades em ambas as propostas, visando contribuir na construção de uma perspectiva crítica na pedagogia da EF.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcelo Guina Ferreira, UFG

Mestrando em Educação Física no CEFD/UFSM e Professor Auxiliar na FEF/UFG

Published

1997-12-06

How to Cite

FERREIRA, M. G. CRÍTICA A UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONADA À PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DO REFERENCIAL DA SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO E DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA. Movimento, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 20–33, 1997. DOI: 10.22456/1982-8918.2364. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2364. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.