CRÍTICA A UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONADA À PROMOÇÃO DA SAÚDE A PARTIR DO REFERENCIAL DA SOCIOLOGIA DO CURRÍCULO E DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SUPERADORA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2364Keywords:
Educação Física. Teoria. Currículo.Abstract
Em artigos de 1993, 1994a e 1994b, o professor Dr. Dartagnan P. Guedes e a professora Ms. Elisabeth P. Guedes apresentam uma proposta de currículo de EF direcionado à promoção da saúde (PS), numa importante contribuição para a pedagogia da educação física (EF). Tal esforço tem, no mínimo, o mérito de procurar o diálogo com a prática, caminho indispensável para a construção de uma teoria da EF1 . A leitura dos já citados artigos levounos a refletir sobre pontos que demarcam diferenças, e antagonismos, entre a proposta pedagógica em tela e aquela que, neste ensaio, iremos contrapor-lhe com base na pedagogia crítico-superadora (coletivo de autores, 1992). Discutiremos ainda alguns pontos positivos, impasses teóricos e debilidades em ambas as propostas, visando contribuir na construção de uma perspectiva crítica na pedagogia da EF.Downloads
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