"CAI O PANO": UMA ANÁLISE DO ENCERRAMENTO DA CARREIRA DE RONALDO "FENÔMENO" A PARTIR DE DUAS MÍDIAS DIGITAIS ESPORTIVAS

Autores

  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná
  • Everton Albuquerque Cavalcanti Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Doralice Lange de Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.21204

Palavras-chave:

Ronaldo. Futebol. Mídia.

Resumo

Os meios de comunicação são importantes veículos mediadores de relações histórico-sociais e culturais, criando e revelando realidades. Considerando a importância do futebol profissional e de seus jogadores, e mais especificamente, a relevância de Ronaldo no cenário esportivo nacional, o objetivo deste estudo foi o de investigar como o encerramento da carreira deste atleta foi retratado em duas mídias eletrônicas esportivas, o Lancenet e o Globoesporte.com. Realizou-se uma análise qualitativa destas fontes a partir dos preceitos da história do tempo presente e concluiu-se que ambas contribuíram para com a mitificação e consolidação da imagem de Ronaldo como ídolo do futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997) e graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999). Obteve o título de mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e o doutorado em História também pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Centro de Memória do Departamento de Educação Física na mesma instituição e coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) Futebol e Sociedade. Na UFPR é vinculado aos Programas de Pós-Graduação em História e Educação Física. Também é parecerista de várias revistas científicas, líder de equipe da NPO Global Sports Alliance e avaliador de curso de graduação (SINAES). Pesquisa atualmente os seguintes temas: história e memória do esporte; literatura brasileira contemporânea; o conceito de jogo e esporte; e a relação entre estética/práticas corporais.

Everton Albuquerque Cavalcanti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando em Educação Física. Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pesquisador do Núcleo Futebol e Sociedade - UFPR. Bolsista REUNI.


Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Desenvolvimento da Criança e Educação Pré Escolar - Wheelock College (1994), mestrado em Educação - Harvard University (1996) e doutorado em Educação - Harvard University (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de ensino e aprendizagem; visão holística e sistêmica em educação; políticas públicas de esporte e lazer; determinantes (facilitadores e barreiras) para a participação de crianças, jovens, adultos e idosos em programas e projetos sociais que envolvem atividade física.

Downloads

Publicado

2011-10-07

Como Citar

CAPRARO, A. M.; CAVALCANTI, E. A.; SOUZA, D. L. de. "CAI O PANO": UMA ANÁLISE DO ENCERRAMENTO DA CARREIRA DE RONALDO "FENÔMENO" A PARTIR DE DUAS MÍDIAS DIGITAIS ESPORTIVAS. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 175–192, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.21204. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/21204. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.