A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: QUE É E QUAL A SUA UTILIDADE

Autores

  • Víctor M. Pérez-Samaniego Universidad de Valencia. España.
  • José Devís-Devís Universidad de Valencia. España
  • Brett M. Smith Loughborough University
  • Andrew C. Sparkes Liverpool John Moores University, UK

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17752

Palavras-chave:

Investigação. Narrativa. Epistemologia. Relativismo. Corpo.

Resumo

A crescente preocupação pela pesquisa narrativa em ciências sociais tem tido pouco impacto sobre a educação física e ciências do esporte. Neste artigo, vamos tentar compensar esta situação questionando o significado desta pesquisa e sua utilidade para o nosso campo. Para compreender esta nova e complexa forma de pesquisa, o que primeiro tentamos definir que é "narrativa". Posteriormente, apresentamos as premissas básicas e características principais da investigação narrativa. Por fim, apresentamos algumas razões pelas quais ela pode ser benéfica para o estudo das narrativas em áreas específicas da educação física e esporte. Em conclusão, acreditamos que a investigação narrativa pode ser uma ferramenta útil, mas problemática, para a teorização e pesquisa em nosso campo. No entanto, chamamos a atenção para o risco de fazer investigação narrativa, simplesmente porque ela seja nova ou esteja na moda. Os pesquisadores e profissionais que queramos fazer pesquisa narrativa devemos informar-nos sobre os seus prós e contras e fazer escolhas responsáveis e sensatas sobre por que e quando fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Víctor M. Pérez-Samaniego, Universidad de Valencia. España.

Profesor Titular de Universidad. Departamento de Educación Física y Deportiva. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. Universidad de Valencia, Valencia, EspañaDepartamento de Educación Física y Deportiva.

José Devís-Devís, Universidad de Valencia. España

Catedrático de Universidad. Departamento de Educación Física y Deportiva. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte. Universidad de Valencia, Valencia, Espanha.

Brett M. Smith, Loughborough University

Profesor Titular de Universidad (Senior Lecturer). School of Sport, Exercise and Health Sciences. Loughborough University. Reino Unido,

 

 

Andrew C. Sparkes, Liverpool John Moores University, UK

Catedrático de Universidad (Professor). Faculty of Education, Communication and Leisure. Liverpool John Moores University. Liverpool, Reino Unido,UK

Publicado

2011-01-12

Como Citar

PÉREZ-SAMANIEGO, V. M.; DEVÍS-DEVÍS, J.; SMITH, B. M.; SPARKES, A. C. A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: QUE É E QUAL A SUA UTILIDADE. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 11–38, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17752. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17752. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Em foco