LA LECTURA DEL JUEGO EN EL FÚTBOL PARA CIEGOS

Autores/as

  • Márcio Pereira Morato Unicamp
  • Mariana Simões Pimentel Gomes FEF-UNICAMP
  • Edison Duarte Unicamp
  • José Júlio Gavião de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17261

Palabras clave:

Fútbol. Ceguera. Deportes

Resumen

Este estudio tiene como objetivo describir y analizar las estrategias de los jugadores en la lectura del juego en el fútbol para ciegos. Utilizamos entrevistas semi-estructuradas  con jugadores y entrenadores de la modalidad. Después de la transcripción utilizamos la análisis de enunciación, una de las técnicas de la análisis de contenido, para interpretar los temas enunciados en los discursos de los entrevistados. Las temáticas encontradas (Referencias sonoras/kinestésicas, Plano Mental, Comunicación, Características Jugadores) representan las estrategias utilizadas por los entrevistados en la lectura del juego ya que permiten la orientación espacial basada en puntos de referencia fijos y móviles (jugadores) que rescatan sus potencialidades figuradas en las percepciones auditivas y kinestésicas.

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Biografía del autor/a

Márcio Pereira Morato, Unicamp

Mestre e doutorando na área de concentração Atividade Física, Adaptação e Saúde e na linha de pesquisa Atividade Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Bacharel e licenciado em Educação Física também pela FEF-UNICAMP. Coordenador nacional de Goalball junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro e técnico da seleção brasileira feminina da modalidade. Professor do Projeto Paraolímpicos do Futuro Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Autor e organizador de livros didáticos e infantis sobre a temática das pessoas com deficiência. Pesquisador nas áreas: pessoas com deficiência, pedagogia dos esportes, esportes coletivos e aspectos antropológicos.

Mariana Simões Pimentel Gomes, FEF-UNICAMP

É doutoranda em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, mestre na área de concentração Atividade Física Adaptação e Saúde pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Licenciada e bacharel em Educação Física pela mesma faculdade. Bolsista do programa Santander de Mobilidade internacional na Universidade da Coruña - Espanha (UDC) 2007/2008. É árbitra internacional de goalball (Nível2) e desenvolve projetos na linha de pesquisa atividade física para pessoas com necessidades especiais, Pedagogia do Esporte e Ensino das Lutas.

Edison Duarte, Unicamp

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de saúde, com ênfase em Anatomia e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, "imagem corporal", deficientes, "educação física" e crianças

José Júlio Gavião de Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCC(1982). Especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP(1995). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP, bem como, membro da Congregação da referida instituição. As principais temáticas relacionadas às áreas de Estudo, Pesquisas e relativas Aplicações práticas, envolvem os seguintes temas: Deficiência Visual; Aprendizagem e iniciação esportiva com ênfase em Esportes Paralímpicos e em .Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate.

Publicado

2011-08-14

Cómo citar

MORATO, M. P.; GOMES, M. S. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. de. LA LECTURA DEL JUEGO EN EL FÚTBOL PARA CIEGOS. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 97–114, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17261. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17261. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

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