Formação esportiva no voleibol de base
análise pedagógica do projeto da Confederação Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.137122Palavras-chave:
Formação Esportiva, Esportes de jovens, Voleibol, Pedagogia do EsporteResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a proposta da Confederação Brasileira de Voleibol de padronização das competições de base da modalidade, investigando as adaptações sugeridas e os motivos das modificações para as respectivas faixas etárias com base nas percepções dos profissionais de elite do voleibol no Brasil. Por meio de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, o estudo analisou alterações sugeridas para cada faixa etária por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais envolvidos na elaboração do documento. A análise qualitativa de conteúdo foi empregada para conduzir a análise dos dados. Identificamos 14 adaptações/ajustes relacionados à função e estrutura do jogo, tal como tamanho de quadra e rede, número de jogadores, sistema de jogo e de pontuação; e seis categorias reflexivas: desenvolvimento e currículo do atleta; promoção do jogo; aprendizagem cognitiva e emocional; desenvolvimento técnico e tático; especialização precoce; e promoção do esporte e da participação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Duarte et al. Ecological cognition: expert decision-making behaviour in sport. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 12, n. 1, p. 1-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/1750984X.2017.1349826
BARCELOS, Jeancleber Lotério et al. Tempo de prática: estudo comparativo do tempo de reação motriz entre jogadoras de voleibol. Fitness & Performance Journal, v. 8, n. 2, p. 103-109, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/751/75112591005.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
BERGERON, Michael F. et al. International Olympic Committee consensus statement on youth athletic development. British Journal of Sports Medicine, v. 49, n. 13, p. 843-851, 2015. DOI: https://doi.org/10.1136/bjsports-2015-094962
BETTEGA, Otávio Baggiotto et al. A competição na iniciação ao futebol: considerações sobre a organização do jogo e a participação no ambiente competitivo. Motrivivência, v. 32, n. 62, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2175-80422020000200212&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 10 out. 2023.
BURTON, Damon; GILLHAM, Andrew D.; HAMMERMEISTER, Jon. Competitive engineering: structural climate modifications to enhance youth athletes’ competitive experience. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 6, n. 2, p. 201-217, 2011. DOI: https://doi.org/10.1260/1747-9541.6.2.201
CAMANHO, Sofia; COSTA, Roberto Rocha; SCAGLIA, Alcides José. Sistemas táticos do voleibol: vantagens, desvantagens e suas consequências para a formação. Journal Of Sport Pedagogy & Research, v. 6, n. 3, p. 11-24, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Roberto-Costa-13/publication/348756034_Sistemas_taticos_do_voleibol_Vantagens_desvantagens_e_suas_consequencias_para_a_formacao/links/600f518e299bf14088c07fae/Sistemas-taticos-do-voleibol-Vantagens-desvantagens-e-suas-consequencias-para-a-formacao.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
CHOW, Jia Yi; KOMAR, John; SEIFERT, Ludovic. The role of nonlinear pedagogy in supporting the design of modified games in junior sports. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 744814, 2021.DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.744814
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VÔLEI – CBV. Proposta de padronização das categorias de base do Brasil. Rio de Janeiro: CBV, 2021.
CÔTÉ, Jean; HANCOCK, David J. Evidence-based policies for youth sport programmes. International Journal of Sport Policy and Politics, v. 8, n. 1, p. 51-65, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/19406940.2014.919338
CÔTÉ, Jean; VIERIMAA, Matthew. The developmental model of sport participation: 15 years after its first conceptualization. Science & Sports, v. 29, p. S63-S69, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scispo.2014.08.133
COUTINHO, Patrícia et al. How structured and unstructured sport activities aid the development of expertise in volleyball players. Psychology of Sport and Exercise, v. 25, p. 51-59, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2016.04.004
DAVIDS, Keith et al. How small-sided and conditioned games enhance acquisition of movement and decision-making skills. Exercise and Sport Sciences Reviews, v. 41, n. 3, p. 154-161, 2013. DOI: https://doi.org/10.1097/jes.0b013e318292f3ec
DAVIDS, Keith et al. Understanding environmental and task constraints on talent development: Analysis of micro-structure of practice and macro-structure of development histories. In: BAKER, Joseph et al., (ed.). Routledge handbook of talent identification and development in sport. London: Routledge, 2017. p. 192-206.
FLICK, Uwe. An introduction to qualitative research. London: Sage , 2010. p. 1-100
FRANSEN, Job et al. Differences in physical fitness and gross motor coordination in boys aged 6–12 years specializing in one versus sampling more than one sport.
Journal of Sports Sciences, v. 30, n. 4, p. 379-386, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/02640414.2011.642808
FRASER-THOMAS, Jessica; CÔTÉ, Jean; DEAKIN, Janice. Understanding dropout and prolonged engagement in adolescent competitive sport. Psychology of Sport and Exercise, v. 9, n. 5, p. 645-662, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2007.08.003
FRASER-THOMAS, Jessica L.; CÔTÉ, Jean; DEAKIN, Janice. Youth sport programs: an avenue to foster positive youth development. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 10, n. 1, p. 19-40, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1740898042000334890
GARCIA, Rafael Marques; MEIRELES, Carlos Henrique Araujo; PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Evolução e adaptação histórica do voleibol. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 281, p. 183-203, 2021. DOI: https://doi.org/10.46642/efd.v26i281.2842
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; KLAUS, Viviane; PEREIRA, Ana Paula Marques. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos. Pro-Posições, v. 33, p. e20200141, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0141
GÜLLICH, Arne et al. Coach-assessed skill learning progress of youth soccer players correlates with earlier childhood practice in other sports. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 15, n. 3, p. 285-296, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1747954120912351
KLIETHERMES, Stephanie A. et al. Impact of youth sports specialisation on career and task-specific athletic performance: a systematic review following the American Medical Society for Sports Medicine (AMSSM) Collaborative Research Network’s 2019 Youth Early Sport Specialisation Summit. British Journal of Sports Medicine, v. 54, n. 4, p. 221-230, 2020. DOI: https://doi.org/10.1136/bjsports-2019-101365
Leonardo, Lucas; Krahenbühl, Tathyane; Scaglia, Alcides José. Modelo de participação competitiva: orientações às ligas e federações esportivas para o desenvolvimento positivo em competição de jovens. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 7., 2017, Goiânia. Anais […]. Goiânia: CBCE, 2017. p. 3084-3088. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2017/7conice/paper/viewFile/9269/5359. Acesso em: 10 out. 2023.
LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. Study on youth handball regulations: a documental analysis on the mandatory use of individual defensive system in under-12 and under-14 competitions. Journal of Physical Education, v. 29, 2018. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2952
MACHADO, Thais do Amaral et al. Ansiedade estado pré-competitiva em atletas de voleibol infanto-juvenis. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 1061-1067, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401061
MARQUES, Renato Francisco Rodrigues et al. Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 293-304, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092014000200293
Mayring, Phillipp. Qualitative content analysis: theoretical foundation, basic procedures, and software solution. Klagenfurt, [s.n.], 2014. Disponível em: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-395173. Acesso em 10 out. 2023.
MESQUITA, Isabel; MARQUES, António; MAIA, José. A relação entre a eficiência e a eficácia no domínio das habilidades técnicas em voleibol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, n. 3, p. 33-39, 2001. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.3/05.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
MILISTETD, Michel et al. Análise da organização competitiva de crianças e jovens: adaptações estruturais e funcionais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 3, p. 671-678, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2179-325520143630012
MILISTETD, Michel et al. Concepções dos treinadores acerca do papel da competição na formação desportiva de jovens jogadores de voleibol. Journal of Physical Education, v. 19, n. 2, p. 151-158, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v19i2.3324
MILISTETD, Michel; COLLET, Carine; NASCIMENTO, Juarez Vieira. A experiência esportiva e o desempenho de jovens atletas de voleibol. In: RAMOS, Valmor; SAAD, Michel Angillo; MILISTETD, Michel. Jogos desportivos coletivos: investigação e prática pedagógica. Florianópolis: Editora da UDESC, 2013.
MOWLAIE, Mehri et al. The mediation effects of self-confidence and sport self-efficacy on the relationship between dimensions of anger and anger control with sport performance. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 138-142, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.10.027
RAMOS, Marcel Henrique Kodama Pertille; NASCIMENTO, Juarez Vieira; COLLET, Carine. Avaliação do desenvolvimento das habilidades técnico-táticas em equipes de voleibol infantil masculino. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 11, n. 2, p. 181-189, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n2p181/9364. Acesso em: 29 nov. 2023.
RIBEIRO, João et al. Talent development in sport requires athlete enrichment: contemporary insights from a nonlinear pedagogy and the athletic skills model. Sports Medicine, v. 51, p. 1115-1122, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-021-01437-6
RODRIGUES, Marcelo Couto Jorge et al. How small-sided games’ court dimensions affect tactical-technical behavior in beginner volleyball athletes. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 17, n. 6, p. 1385-1395, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/17479541211058447
SEIFERT, Ludovic et al. Skill transfer, expertise and talent development: an ecological dynamics perspective. Movement & Sport Sciences, n. 102, p. 39-49, 2018. DOI: https://doi.org/10.1051/sm/2019010
SMITH, Brett; MCGANNON, Kerry R. Developing rigor in qualitative research: problems and opportunities within sport and exercise psychology. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 11, n. 1, p. 101-121, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1750984X.2017.1317357. Acesso em: 10 out. 2023.
TAVARES, Marcelo Luis Ribeiro Silva et al. O sistema de ranqueamento do voleibol brasileiro e seus desdobramentos. Movimento, v. 25, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.87657
TREVELIN, Fernanda; ALVES, Cássia Ferrazza. Sports psychology: literature review about relationships between emotions and athlete performance. Psicologia Revista, v. 27, p. 545-562, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p545-562
TRIBOLET, Rhys et al. Match simulation practice may not represent competitive match play in professional Australian football. Journal of Sports Sciences, v. 40, n. 4, p. 413-421, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/02640414.2021.1995245
WOODS, Carl T. et al. Sport practitioners as sport ecology designers: how ecological dynamics has progressively changed perceptions of skill “acquisition” in the sporting habitat. Frontiers in psychology, v. 11, p. 654, 2020. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00654
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
