Ensino e treinamento do basquetebol
análise dos métodos e crenças de treinadores de jovens atletas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.134174Palavras-chave:
Ensino-Treinamento, Basquetebol, Métodos, CrençasResumo
O objetivo da pesquisa foi caracterizar as escolhas metodológicas de treinadores de basquetebol de jovens atletas e analisar as crenças que sustentam estas escolhas. Trata-se de um estudo qualitativo, de tipo descritivo-exploratório. Os participantes foram três treinadores que atuam com a categoria sub-15. Para coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de entrevista semiestruturada, observação sistemática e procedimentos de estimulação da memória. Para a análise, foi utilizada a análise temática. Os resultados apontam para um perfil de escolhas metodológicas baseado em tarefas analíticas, intervenções de orientação-demonstração e um papel passivo dos atletas; e outro com maior presença de tarefas globais e sintéticas, com participação dos atletas oscilando entre papéis ativo e passivo durante os treinos. As principais crenças que sustentam estas escolhas são: tarefas analíticas e a demonstração aliada à orientação, otimizam a aprendizagem técnica; tarefas similares ao contexto do jogo desenvolvem a autonomia dos atletas frente às demandas do jogo. Estas crenças estão fortemente ligadas às primeiras experiências da vida esportiva destes treinadores no basquetebol.
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