Formação de treinadores(as) no contexto universitário

a complexidade da apropriação e do desenvolvimento do ensino centrado no(a) aprendiz

Autores

  • Yura Yuka Sato dos Santos Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9422-6953
  • Diane Culver Department of Human Kinetics, University of Ottawa, Canada
  • Larissa Rafaela Galatti Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.127202

Palavras-chave:

Ensino Superior, Ciências do Esporte, Formação Profissional

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento inicial do ensino centrado no(a) aprendiz (ECA) na disciplina “Treinador Desportivo”, do curso de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Seguindo uma abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa-ação, apresentamos o planejamento, implementação e avaliação do ECA na disciplina por meio do programa e plano institucional, planos de aula e diário de bordo; a perspectiva das docentes por conversas crítico-reflexivas e registros em diário de bordo; as opiniões de estudantes-treinadores(as) por questionários e grupo focal. Utilizamos a técnica de análise temática. O ECA se mostrou complexo, especialmente pela apropriação dos princípios e desenvolvimento enquanto abordagem. Os(as) estudantes-treinadores(as) perceberam uma aproximação da disciplina à realidade prática do(a) treinador(a), contribuindo com a motivação e aprendizagem significativa. Enfatizamos a necessidade de formação de docentes acerca do ECA e aproximação com o papel de formadores(as) de treinadores(as) na formação inicial universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yura Yuka Sato dos Santos, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2021). Mestra em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, com ênfase em Biodinâmica do Movimento Humano (2015), e Bacharela em Ciências do Esporte (2012), pela Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Biomecânica e Instrumentação (LABIN), ambos da UNICAMP. Atua nas linhas de pesquisa: formação de treinadores(as) esportivos e processos de ensino-aprendizagem-treinamento em esportes coletivos.

Diane Culver, Department of Human Kinetics, University of Ottawa, Canada

Diane is an associate professor in the School of Human Kinetics. With a Ph.D. in
Education her domain is sport pedagogy and psychology. Her research interests are in
the area of (1) coach development, (2) social learning theory, and (3) qualitative
research methods.

Larissa Rafaela Galatti , Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Doutora e Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP.) Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP. Credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da FEF/UNICAMP. Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, desenvolvimento de atletas e de treinadoras e treinadores esportivos. É parecerista e membro de corpo editorial em diferentes países, em revistas com a International Sport Coaching Journal (ISCJ) e da Physical Education and Sport Pedagogy (PESP) É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE). Tem formação como International Master Coach Developer pela Nippon Coach Developer Academy (NCDA, Tóquio, Japão). Tem experiência como professora visitante, palestrante e formadora de treinadores/as em países das Américas, Europa, África e Ásia.

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Learner-centered psychological principles: a framework for school reform and redesign. Washington: APA, 1997.

ANDREW, K.; RICHARDS, R.; RESSLER, James D. A collaborative approach to self-study research in physical education teacher education. Journal of Teaching in Physical Education, v. 35, n. 3, p. 290–295, 2016. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.2015-0075

BARR, Robert; TAGG, John. From teaching to learning - a new paradigm for undergraduate education. Change: The Magazine of Higher Learning, v. 27, n. 6, p. 12–26, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/00091383.1995.10544672

BLASCHKE, Lisa Marie. Heutagogy and lifelong learning: A review of heutagogical practice and self-determined learning. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 13, n. 1, p. 56–71, 2012. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v13i1.1076

BLUMBERG, Phyllis. Developing learner-centered teaching. San Francisco: Jossey-Bass, 2009.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria; WEATE, Paul. Using thematic analysis in sport and exercise research. In: SMITH, Brett; SPARKES, Andrew (ed.). Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise. London: Routledge, 2016. p. 191–205.

BURKE, Shaunna. Rethinking ‘validity’and ‘trustworthiness’ in qualitative inquiry: how might we judge the quality of qualitative research in sport and exercise sciences? In: SMITH, Brett; SPARKES, Andrew. (ed.). Routledge handbook of qualitative research in sport and exercise. London: Routledge, 2016. p. 352–362.

CALLARY, Bettina et al. Making sense of coach development worldwide during the COVID-19 pandemic. International Journal of Sport Communication, v. 13, n. 3, p. 575–585, 2020. DOI: https://doi.org/10.1123/ijsc.2020-0221

CHESTERFIELD, Gavin; POTRAC, Paul; JONES, Robyn. ‘Studentship’ and ‘impression management’ in an advanced soccer coach education award. Sport, Education and Society, v. 15, n. 3, p. 299–314, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2010.493311

CIAMPOLINI, Vitor et al. Teaching strategies adopted in coach education programs: analysis of publications from 2009 to 2015. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, p. 1–14, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3006

CÔTÉ, Jean; GILBERT, Wade. An integrative definition of coaching effectiveness and expertise. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, p. 307–323, 2009. DOI: https://doi.org/10.1260/174795409789623892

CRESWELL, John. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2014.

CULLEN, Roxanne; HARRIS, Michael; HILL, Reinhold. The learner-centered curriculum: design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass, 2012.

CUSHION, Christopher; ARMOUR, Kathy; JONES, Robyn. Coach education and continuing professional development: experience and learning to coach. Quest, v. 55, v. 3, p. 215–230, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.2003.10491800

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. São Paulo: USP/Pró Reitoria de Graduação, 2009. (Cadernos de Pedagogia Universitária)

GALATTI, Larissa Rafaela; SANTOS, Yura Yuka Sato dos; KORSAKAS, Paula. A coach developers’narrative on scaffolding a learner-centredcoaching course in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 6, n. 3, p. 339-348, 2019. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2018-0084

GANO-OVERWAY, Lori; DIEFFENBACH, Kristen. Current practices in United States higher education coach education programs. International Sport Coaching Journal, v. 6, n. 2, p. 226–233, 2019. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2019-0013

GORDON, Neil. Flexible Pedagogies: technology-enhanced learning. Heslington: The Higher Education Academy, 2014.

HENNINK, Monique. Focus group discussions: understanding qualitative research. New York: Oxford University Press, 2014.

INTERNATIONAL COUNCIL FOR COACHING EXCELLENCE. ICCE standards for higher education bachelor coaching degree programmes, 2016. Disponível em: https://icce.ws/wp-content/uploads/2023/01/icds-draft-4-final-november-23.pdf. Acesso em: 2 jul. 2023.

JONES, Robyn (org.). The sports coach as educator. London: Routledge, 2006.

JONNAERT, Phillippe; DEFISE, Rosette. Currículo e competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LINCOLN, Yvonna; LYNHAM, Susan; GUBA, Egon. Paradigmitic controversies, contradiction, and emerging confluences, revisited. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. (ed.). The Sage handbook of qualitative research. London: Sage, 2018. p. 108–150.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: revista de Ciências da Educação, v. 8, p. 7–22, jan./abr. 2009. Disponível em: https://unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

MCCOMBS, Barbara. Reducing the achievement GAP. Society, v. 37, p. 29–36, 2000. DOI: https://doi.org/10.1007/s12115-000-1034-x

MCCOMBS, Barbara; VAKILI, Donna. A learner-centered framework for e-learning. Teachers College Record, v. 107, n. 8, p. 1582–1600, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9620.2005.00534.x

MESQUITA, Isabel et al. Coach learning and coach education: Portuguese expert coaches’ perspective. The Sport Psychologist, v. 28, n. 2, p. 124–136, 2014. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.2011-0117

MESQUITA, Isabel. O valor das pedagogias críticas na formação de treinadores com mente de qualidade. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 17, n. S1, p. 223–233, 2018.

MILISTETD, Michel et al. Coaching and coach education in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 3, p. 165–172, 2014. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2014-0103

MILISTETD, Michel et al. Learner-centered teaching in a university-based coach education: first attempts through action research inquiry. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 14, n. 3, p. 294–309, 2019a. DOI: https://doi.org/10.1177/1747954119842957

MILISTETD, Michel et al. Making direct teaching more learner-centered in university-based coach education courses. In: CALLARY, Betina; GEARITY, Bryan (ed.). Coach education and development in sport. London: Routledge, 2019b. p. 7–19.

MILISTETD, Michel et al. Sports coach education: guidelines for the systematization of pedagogical practices in bachelor program in Physical Education. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, p. 1–14, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2849

MILISTETD, Michel et al. Student-coaches perceptions about their learning activities in the university context. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 281–287, 2018a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.005

MILISTETD, Michel et al. The learner-centred status of a Brazilian university coach education program. International Sport Coaching Journal, v. 5, n. 2, p. 105–115, 2018b. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2017-0075

MOON, Jennifer. A handbook of reflective and experiential learning: theory and practice. London: Routledge Falmer, 2004.

MORGAN, Kevin. et al. Changing the face of coach education: using ethno-drama to depict lived realities. Physical Education & Sport Pedagogy, v. 18, n. 5, p. 520–533, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2012.690863

NELSON, Lee; CUSHION, Christopher; POTRAC, Paul. Enhancing the provision of coach education: the recommendations of UK coaching practitioners. Physical Education & Sport Pedagogy, v. 18, n. 2, p. 204–218, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2011.649725

NELSON, Lee; CUSHION, Christopher; POTRAC, Paul. Formal, nonformal and informal coach learning: a holistic conceptualisation. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 1, n. 3, p. 247–259, 2006. DOI: https://doi.org/10.1260/174795406778604627

NEVES, Andressa Soares de Camargo; GUERREIRO, José Manoel Amadio; AZEVEDO, Gisele Regina de. Avaliando o portfólio do estudante: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Avaliação, v. 21, n. 1, p. 199–220, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100010

PAQUETTE, Kyle et al. A sport federation’s attempt to restructure a coach education program using constructivist principles. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 2, p. 75–85, 2014. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2013-0006

PAQUETTE, Kyle; TRUDEL, Pierre. Learner-centered coach education: practical recommendations for coach development administrators. International Sport Coaching Journal, v. 5, n. 2, p. 169–175, 2018. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2017-0084

PIGGOTT, David. Coaches’ experiences of formal coach education: a critical sociological investigation. Sport, Education and Society, v. 17, n. 4, p. 535–554, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2011.608949

RAMOS, Valmor et al. A aprendizagem profissional - as representações de treinadores desportivos de jovens: quatro estudos de caso. Motriz, v. 17, n. 2, p. 280–291, 2011. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p280

REDDAN, Gregory; MCNALLY, Brenton; CHIPPERFIELD, Janine. Flipping the classroom in an undergraduate sports coaching course. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 11, n. 2, p. 270–278, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1747954116637497

ROBERTS, Simon J.; RYRIE, Angus. Socratic case-method teaching in sports coach education: reflections of students and course tutors. Sport, Education and Society, v. 19, n. 1, p. 63–79, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2011.632626

RODRIGUES, Heitor de Andrade; PAES, Roberto Rodrigues; SOUZA NETO, Samuel de. A construção da identidade na socialização profissional de treinadores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 32, n. 3, p. 427–441, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/1807-5509201800030427

SALLES, William das Neves. Desenvolvimento do ensino centrado no aprendiz: estratégias, percepções e implicações à formação inicial universitária em Educação Física. 2019. 438 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

STOSZKOWSKI, John; COLLINS, Dave. Nirvana or never-never land: does heutagogy have a place in coach development? International Sport Coaching Journal, v. 4, n. 3, p. 353–358, 2017. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2017-0001

STOSZKOWSKI, John; MCCARTHY, Liam. “Who wouldn’t want to take charge of their learning?” Student views on learner autonomy, self-determination and motivation. Journal of Perspectives in Applied Academic Practice, v. 6, n. 2, p. 104–107, 2018. DOI: https://doi.org/10.14297/jpaap.v6i2.330

STRINGER, Ernest T. Action research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2007.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443–466, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2023.

TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane; RICHARD, Jean-Paul. Peter Jarvis: lifelong coach learning. In: NELSON, Lee; GROOM, Ryan; POTRAC, Paul (ed.). Learning in sport coaching: theory and application. New York: Routledge, 2016. p. 202–214.

TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane; WERTHNER, Peny. Looking at coach development from the coach-learner’s perspective. In: POTRAC, Paul; GILBERT, Wade; DENISON, Jim (ed.). de Campinas, UNICAMP, número do protocolo 72311917.2.0000.540

UNICAMP. Faculdade de Ciências Aplicadas. Projeto pedagógico do curso de ciências do esporte, 2018.

VAN MULLEM, Pete; BRUNNER, Dave. Developing a successful coaching philosophy: a step-by-step approach. Strategies, v. 26, n. 3, p. 29–34, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/08924562.2013.779873

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, v. 26, n. 90, p. 291–306, 2005. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013

VITÓRIO, Sabrina Lima; YAMANAKA, Guilherme Kioshi; MAZZEI, Leandro Carlos. Diagnóstico dos cursos acadêmicos em educação física e (ciências do) esporte no Brasil. In: CONGRESSO DE CIÊNCIA DO DESPORTO, 7., E SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA DO DESPORTO, 6., Campinas, 2019. Anais... Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.

WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: five keys changes to practice. San Francisco: Jossey-Bass, 2013.

WOHLFARTH, Dede et al. Student perceptions of learner-centered teaching. InSight: a journal of scholarly teaching, v. 3, n. 2, p. 67–74, 2008. Disponível em: https://insightjournal.park.edu/wp-content/uploads/2020/01/8-Student-Perceptions-of-Learner-Centered-Teaching.pdf. Acesso em: 17 jul. 2023.

WOODBURN, Andrea. Experiential learning for undergraduate student-coaches. In: CALLARY, Bettina; GEARITY, Bryan (ed.). Coach education and development in sport. Abingdon: Routledge, 2020.

Publicado

2023-10-11

Como Citar

DOS SANTOS, Y. Y. S.; CULVER, D.; RAFAELA GALATTI , L. Formação de treinadores(as) no contexto universitário: a complexidade da apropriação e do desenvolvimento do ensino centrado no(a) aprendiz. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29042, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.127202. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/127202. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.