Pesquisa participante na Educação Física Escolar

o estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.120865

Palavras-chave:

Pesquisa Participante, Educação Física Escolar, Estado da Arte.

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear e analisar o que vem sendo discutido nas teses e dissertações que produzem saberes relacionados com a Educação Física Escolar, inspirando-se nos pressupostos da pesquisa participante. Foi realizada uma busca no catálogo de teses e dissertações da Capes. Ao final do processo, foram selecionadas 24 pesquisas relacionadas com o tema. O material empírico foi submetido a análise temática. Os resultados evidenciaram que essas investigações foram produzidas a partir de dois temas, sendo que o primeiro engloba pesquisas participantes inspiradas em intervenções didático-pedagógicas e o segundo em pesquisas participantes que se inspiram em ações coletivas para transformar a realidade da prática político-pedagógica, na perspectiva de alcançar a justiça social. Concluímos que essas pesquisas têm sido muito potentes para evidenciar o trabalho dos professores e das professoras de Educação Física que lecionam na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Livia Roberta da Silva Velloso, Universidade São Judas Tadeu (USJT), Instituo Federal de São Paulo (IFSP)

Licenciada em Educação Física pela UEL. Mestra em Educação pela UNITAU e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Professora de Educação Física efetiva do Instituto Federal de São Paulo.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente e coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Graduada em Pedagogia (2020). Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física.

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

VELLOSO, L. R. da S.; MALDONADO, D. T.; MIRANDA, M. L. de J.; FREIRE, E. dos S. Pesquisa participante na Educação Física Escolar: o estado da arte. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28059, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.120865. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/120865. Acesso em: 3 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais