Conhecimentos, afetos e justiça cognitiva no currículo cultural de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.118201Palavras-chave:
Conhecimento, Educação Física, Currículo, CulturaResumo
O presente artigo assume o desafio de confrontar as concepções de conhecimento de Michel Foucault, Boaventura de Sousa Santos, Walter Mignolo e Patricio Guerrero Arias com as experiências pedagógicas relatadas por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física. Para tanto, foram analisados relatos de experiência publicados, em 2020, na coletânea Escrevivências da Educação Física cultural. Diante da impossibilidade de pré-determinar o conteúdo nessa proposta, conclui-se que professores e educandos produzem coletivamente, a cada encontro, conhecimentos marcados por afetos, sentimentos e emoções num processo criativo, pautado no corazonar e atravessado pela justiça cognitiva e afirmação das diferenças e da multiplicidade da vida.
Downloads
Referências
CARVALHO, Vinicius Paixão. Passinho dos maloka nas aulas de Educação Física. In: NEIRA, Marcos Garcia (org.). Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 220-228.
CORAZZA, Sandra Mara. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural, In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 103-143.
COSTA, Maria Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos estudos culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casemiro; MACEDO; Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 133-149.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.
GONÇALVES, Tathiana; DUARTE, Leonardo de Carvalho. Tematizando as brincadeiras africanas na EMEI Nelson Mandela. In: NEIRA, Marcos Garcia (org.). Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 207-219.
GUERRERO ARIAS, Patrício. Corazonar el sentido de las epistemologias dominantes desde las sabidurias insurgentes para construir otros de la existência. Calle 14: Revista de investigacion em el campo del arte, v. 4, n. 5, jul./dec., 2010, p. 80-94. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=279021514007. Acesso em: 2 mar. 2023.
GRAMORELLI, Lilian Cristina; NEIRA, Marcos Garcia. Dez anos de Parâmetros Curriculares Nacionais: a prática da Educação Física na visão de seus atores. Movimento, v. 15, n.4, p.107-126, out./dez., 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.6863
IRIAS, Everton Arruda. Jogo de taco e o lazer na quebrada. In: NEIRA, Marcos Garcia (org.). Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 65-70.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, Márcia Angela; DOURADO, Luiz Fernandes (org.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 28-33. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 2 mar. 2023.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidade del ser: contribuciones al desarrollo de um concepto. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, Bogotá, 2007. p. 127-168.
MIGNOLO, Walter. El pensamento decolonial: desprendimiento y apertura. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, Bogotá, 2007. p. 25-46.
MIGNOLO, Walter. The conceptual triad modernity/coloniality/decoloniality. In: MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. On decoloniality: concepts, analytics, práxis. Durham: Duke University Press, 2018.
NEIRA, Marcos Garcia. A Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, p.39-54, jul./dez., 2008.
NEIRA, Marcos Garcia. Análises das representações dos professores sobre o currículo cultural da Educação Física. Interface, v. 14, n. 35, p. 783-795. dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832010005000026
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: carta de navegação. Arquivos em Movimento, v. 12, n. 02, p. 82-103, jul./dez., 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11149. Acesso em: 2 mar. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2019.
NEIRA, Marcos Garcia. (org.) Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/491. Acesso em: 09 jan. 2023
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, v. 06, n. 31, p. 276-304, mai/ago, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015276. Acesso em: 2 mar. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. 323 f. Tese (Livre-Docência em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
NEIRA, Marcos Garcia. Relatos de experiência com a Educação Física cultural: “muito importante ouvir educadores da rede pública”. In: Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 9-31.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: BOSSLE, Fabiano; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari (org.). Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
NEVES, Marcos Ribeiro. A gente corre pra quê? In: NEIRA, Marcos Garcia (org.). Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 161-173.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que são os conteúdos do ensino? In: SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 149-196.
SANTOS, Boaventura Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010a.
SANTOS, Boaventura Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SANTOS, Boaventura Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. (org). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010b. p. 31-83.
SANTOS, Ivan Luis. A tematização e a problematização no currículo cultural de Educação Física. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANTOS JUNIOR, Flávio Nunes. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOUZA, Leandro Rodrigo Santos. Futebol além das bananas. In: NEIRA, Marcos Garcia (org.). Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 115-146.
TORRES, Ana Carolina; QUARESMA, Felipe Nunes; SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes. Corpos In-transe: a ciranda e o funk no jogo por conhecimentos e afetos outros In: NEIRA, Marcos Garcia (org.). Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2020. p. 42-64.
TOSCANO, Stefano Gonçalves Regis; SILVA, Danilo José Viana. A questão do conhecimento e da verdade em Michel Foucault: uma leitura a partir do perspectivismo. Ágora Filosófica, v. 15, n. 1, p. 195-213, jan./jun., 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
