Conhecimentos, afetos e justiça cognitiva no currículo cultural de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.118201

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação Física, Currículo, Cultura

Resumo

O presente artigo assume o desafio de confrontar as concepções de conhecimento de Michel Foucault, Boaventura de Sousa Santos, Walter Mignolo e Patricio Guerrero Arias com as experiências pedagógicas relatadas por docentes que afirmam colocar em ação o currículo cultural da Educação Física. Para tanto, foram analisados relatos de experiência publicados, em 2020, na coletânea Escrevivências da Educação Física cultural. Diante da impossibilidade de pré-determinar o conteúdo nessa proposta, conclui-se que professores e educandos produzem coletivamente, a cada encontro, conhecimentos marcados por afetos, sentimentos e emoções num processo criativo, pautado no corazonar e atravessado pela justiça cognitiva e afirmação das diferenças e da multiplicidade da vida.

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Biografia do Autor

Flávio Nunes dos Santos Júnior, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação.

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2023-04-26

Como Citar

DOS SANTOS JÚNIOR, F. N.; NEIRA, M. G. Conhecimentos, afetos e justiça cognitiva no currículo cultural de Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29018, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.118201. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/118201. Acesso em: 1 out. 2023.

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