A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA EXPRESSÃO CORPORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.111735

Palavras-chave:

Educação. Professores escolares. Percepção. Expressão Corporal.

Resumo

Este artigo analisa as percepções dos futuros professores sobre os problemas para transmitir a expressão corporal, os benefícios e os medos dos alunos da escola primária nessa área. A amostra foi composta por 18 alunos da disciplina de Atividades Físicas Artístico-Expressivas, da Menção de Educação Física da Universidade de Burgos - 23,6 ± 5,5 anos-. Foi utilizada uma metodologia qualitativa através de dois instrumentos de coleta de dados: entrevista coletiva com os alunos e diário do professor. Os resultados mostraram que, após a conclusão do curso, os futuros professores não perceberam a expressão corporal como difícil de ensinar, destacando a progressão dos exercícios de desinibição, a música e o material como recursos essenciais. A timidez é apontada como a maior insegurança dos alunos, verificando como ela difere conforme o gênero. Por fim, a expressão corporal é apresentada como o melhor conteúdo da Educação Física para desenvolver a expressão das emoções, imaginação e criatividade.

 

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Biografia do Autor

Jorge Carlos Lafuente Fernández, Universidad de Burgos

Departamento de Didácticas Específicas, Área de Didáctica de la Expresión Corporal

Publicado

2021-06-10

Como Citar

LAFUENTE FERNÁNDEZ, J. C.; HORTIGÜELA ALCALÁ, D. A PERCEPÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA EXPRESSÃO CORPORAL. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27033, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.111735. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111735. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais