PRÁTICA DE EXPRESSÃO CORPORAL EM TEMPOS DE QUARENTENA: O MOVIMENTO #VIDLOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.105802

Palavras-chave:

COVID-19. Isolamento social. Educação Física. Saúde.

Resumo

A situação causada pela nova doença do coronavírus afetou a educação em todo o mundo, sendo urgente a aplicação de programas que promovam a atividade física em casa e o uso responsável de dispositivos conectados à internet. O presente trabalho apresenta uma proposta didática de Expressão Corporal (EC) para a sua prática desde casa, adaptável a diferentes níveis educacionais, e útil também como uma valiosa experiência educacional on-line ou presencial mesmo quando a crise do coronavírus acabe. Esta proposta baseia-se na Análise Laban de Movimento, no Teatro do Oprimido e no Lipdub. Procura desenvolver a linguagem corporal artística própria, a inteligência emocional, comportamentos saudáveis de atividade física e a consciência social dos alunos; e promover a criação de um novo movimento social (#VIDLOP), usando a arte e a mídia popular como canais democráticos e de poder para construir um mundo melhor. Em conclusão, esta pode ser uma proposta promissora para o desenvolvimento da EC e da consciência humana em cenários desafiadores e em diferentes ambientes educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mar Lara-Aparicio, University of Malaga.

Faculty of Education. Department of Didactics of Languages, Arts and Sport, Malaga, Spain.

Daniel Mayorga-Vega, University of Jaen.

Faculty of Humanities and Education Sciences. Department of Didactic of Musical, Plastic and Corporal Expression, Jaen, Spain.

Iván López-Fernández, University of Malaga.

Faculty of Education. Department of Didactics of Languages, Arts and Sport, Malaga, Spain.

Publicado

2021-02-05

Como Citar

LARA-APARICIO, M.; MAYORGA-VEGA, D.; LÓPEZ-FERNÁNDEZ, I. PRÁTICA DE EXPRESSÃO CORPORAL EM TEMPOS DE QUARENTENA: O MOVIMENTO #VIDLOP. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27011, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.105802. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/105802. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensaios