TRABALHO PEDAGÓGICO, TRABALHO DOS PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE: MOVIMENTOS DE SENTIDOS NAS ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Liliana Soares Ferreira, Ana Paula Cristino Zimmerman, Vicente Cabrera Calheiros

Resumo


Relata-se análise de movimento de sentidos das categorias trabalho pedagógico, trabalho dos professores e trabalho docente, em artigos de dois periódicos da área de Educação Física, com atenção para como os autores abordam esses temas em artigos publicados entre os anos de 2008 e 2018. Nos textos lidos, constatou-se: a) os textos não distinguem as categorias em análise, transformando-as em sinônimos; b) “Trabalho docente” é a expressão mais aplicada como sinônimo para referir-se ao trabalho dos professores; c) Organização do trabalho pedagógico é uma expressão aplicada, objetivando sentido mais ampliado que trabalho pedagógico.

 


Palavras-chave


Trabalho. Docentes. Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.99565

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