PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE GINÁSTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Lucas Machado de Oliveira UFSC
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi UEM
  • Juliana Pizani UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.95122

Palavras-chave:

Ginástica. Educação Física. Escola. Revisão.

Resumo

Este estudo buscou analisar a produção de conhecimento sobre ginástica na escola no período de 1980 a 2018. Realizamos uma revisão integrativa de artigos publicados em periódicos nacionais e teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação física existentes no Brasil. Verificamos um total de 40 estudos sobre ginástica na escola e que o olhar para essa temática é restrito, não sendo suficiente para embasar a prática dos professores e contribuir para uma mudança no trato com o conteúdo gímnico dentro da escola. Acreditamos que reconhecer a importância dessa manifestação perpassa pela constituição de um conhecimento científico sólido sobre a ginástica, suas demandas e sobretudo, suas possibilidades para a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-22

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. de; BARBOSA-RINALDI, I. P.; PIZANI, J. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE GINÁSTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26017, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.95122. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/95122. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais