PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE GINÁSTICA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES

Lucas Machado de Oliveira, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Juliana Pizani

Resumo


Este estudo buscou analisar a produção de conhecimento sobre ginástica na escola no período de 1980 a 2018. Realizamos uma revisão integrativa de artigos publicados em periódicos nacionais e teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação física existentes no Brasil. Verificamos um total de 40 estudos sobre ginástica na escola e que o olhar para essa temática é restrito, não sendo suficiente para embasar a prática dos professores e contribuir para uma mudança no trato com o conteúdo gímnico dentro da escola. Acreditamos que reconhecer a importância dessa manifestação perpassa pela constituição de um conhecimento científico sólido sobre a ginástica, suas demandas e sobretudo, suas possibilidades para a escola.


Palavras-chave


Ginástica. Educação Física. Escola. Revisão.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95122

Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment