PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: DIVERSIDADES EPISTEMOLÓGICAS NA SUBÁREA PEDAGÓGICA

Leonardo do Couto Gomes, Heitor Luiz Furtado, Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Junior, Marcelo Moraes e Silva

Resumo


O presente artigo objetivou mapear as diversidades epistemológicas na subárea pedagógica nos programas de pós-graduação em Educação Física das universidades brasileiras. Para isso foi realizado um estudo exploratório descritivo, tendo como fontes de dados a Plataforma Sucupira, Currículo Lattes e as páginas online dos programas. Foram encontrados 36 programas, com um corpo de 807 professores credenciados. Conclui-se a existência de um crescente e significativo aumento no número dos programas e docentes vinculados à subárea pedagógica, com a presença de uma heterogeneidade epistemológica nesta subárea, apesar de se constar uma predominância hegemônica da vertente biodinâmica nos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil.

 



Palavras-chave


Programas de pós-graduação. Educação Física. Ensino.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.84501

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