INFLUÊNCIA DA MODIFICAÇÃO DA LÓGICA INTERNA NAS EMOÇÕES PERCEBIDAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES DURANTE AS SESSÕES DE EXPRESSÃO CORPORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.83254

Palavras-chave:

educação física. treinamento. motivação. emoções manifestas. inteligência emocional.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da modificação da lógica interna nas emoções percebidas durante as atividades de expressão corporal em alunos do ensino médio. 80 estudantes (idade: 13,01±0,98 anos, sexo: meninos n=49, meninas n=31, ano escolar: 1ºESO n=28, 2ºESO n=30, 3ºESO n=22) participaram voluntariamente deste estudo. Duas sessões foram compostas por cinco atividades, separadas por uma semana, onde a lógica interna entre sessões foi modificada. Foi utilizada a Escala de Jogos e Emoções Esportivas (GES) modificada para a análise das emoções. Uma modificação na lógica interna influencia diretamente as emoções negativas, mantendo altos os valores das emoções positivas. A satisfação durante a prática está relacionada à emoção da alegria e inversamente relacionada à vergonha da emoção. Em conclusão, o trabalho e análise de emoções é importante para alcançar maior prazer e satisfação nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos David Gómez-Carmona, Universidad de Extremadura Universidad de Murcia

Grupo de Optimización del Entrenamiento y el Rendimiento Deportivo (GOERD). Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Ciencias del Deporte, Cáceres, España.

Grupo de Investigación BioVetMed & SportSci. Departamento de Actividad Física y Deporte. Facultad de Ciencias del Deporte, San Javier, Murcia, España.

Miguel Ángel Redondo-Garrido, Universidad de Murcia

Máster en Formación del Profesorado. Facultad de Educación, Murcia, España.

Alejandro Bastida-Castillo, Universidad de Murcia

Grupo de Investigación BioVetMed y SportSci. Departamento de Actividad Física y Deporte. Facultad de Ciencias del Deporte, San Javier, España. 

David Mancha-Triguero, Universidad de Extremadura

Grupo de Optimización del Entrenamiento y el Rendimiento Deportivo (GOERD). Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Ciencias del Deporte, Cáceres, España.

Jose Martín Gamonales-Puerto, Universidad de Extremadura

Grupo de Optimización del Entrenamiento y el Rendimiento Deportivo (GOERD). Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Ciencias del Deporte, Cáceres, España.

Publicado

2019-02-27

Como Citar

GÓMEZ-CARMONA, C. D.; REDONDO-GARRIDO, M. Ángel; BASTIDA-CASTILLO, A.; MANCHA-TRIGUERO, D.; GAMONALES-PUERTO, J. M. INFLUÊNCIA DA MODIFICAÇÃO DA LÓGICA INTERNA NAS EMOÇÕES PERCEBIDAS EM ADOLESCENTES ESCOLARES DURANTE AS SESSÕES DE EXPRESSÃO CORPORAL. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25009, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.83254. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/83254. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais