AS MONOGRAFIAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES (1932-1939)

Autores

  • Marcela Bruschi Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA
  • Marcelo Laquini Eller Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA
  • Thiago Ferraz Will Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA
  • Omar Schneider Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.70135

Palavras-chave:

Educação Física. Método Francês. Monografia.

Resumo

Analisa o processo de elaboração de monografias na Escola de Educação Física do Espírito Santo para compreender a formação de professores, a circulação de saberes e sua materialização como dispositivo de controle dos conhecimentos incorporados. Utiliza como fontes os documentos presentes no Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os anos de 1932 e 1939. Usa como referencial teórico e metodológico os conceitos de lutas de representações e circulação e o modelo do paradigma indiciário. Os indícios nos permitem compreender que as monografias eram um dispositivo que reforçava a utilização do Método Francês. Os alunos usaram os recursos disponíveis na escola, como livros e periódicos, para sua elaboração. Os temas presentes nos trabalhos referiam-se aos saberes apresentados para a formação dos professores e à forma como o Método Francês foi utilizado no Estado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Bruschi, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - Cefd/Ufes.

Área: Ciências Humanas; Educação; História da Educação. 

Marcelo Laquini Eller, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - Cefd/Ufes.

Área: Ciências Humanas; Educação; História da Educação. 

Thiago Ferraz Will, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - Cefd/Ufes.

Área: Ciências Humanas; Educação; História da Educação. 

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Professor Titular do Departamento de Desportos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo - Cefd/Ufes.

Área: Ciências Humanas; Educação; História da Educação. 

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Professor Titular do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo - Cefd/Ufes.

Área: Ciências Humanas; Educação; História da Educação. 

Omar Schneider, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

Professor Titular do Departamento de Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo - Cefd/Ufes.

Área:Ciências Humanas; Educação; História da Educação. 

Downloads

Publicado

2019-01-06

Como Citar

BRUSCHI, M.; ELLER, M. L.; WILL, T. F.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. dos; SCHNEIDER, O. AS MONOGRAFIAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES (1932-1939). Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1369–1380, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.70135. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/70135. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais