INFLUÊNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOAFETIVAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.104634

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Socialização. Inteligência Emocional. Adolescente.

Resumo

O presente trabalho aspira a avaliar a eficácia de um programa de Expressão Corporal, na disciplina de Educação Física, sobre o desenvolvimento de Habilidades Socioafetivas em estudantes do 4º ano do Ensino Médio Obrigatório de um centro localizado em uma zona de transformação social. Para demonstrar essa eficácia, foi realizada uma investigação quase experimental pré-pós-teste, desenvolvendo duas sessões semanais por quatro meses, determinando que o programa gerava diferenças estatisticamente significativas nos alunos, aumentando os padrões de relacionamento e socialização. Da mesma forma, foram observadas mudanças na percepção da capacidade de resolução de conflitos, além de diferenças significativas associadas a idade e sexo dos participantes. O início de um grupo de discussão permitiu medir a satisfação ou transferir para a vida cotidiana as habilidades socioafetivas. Isso leva à conclusão de que a Expressão Corporal é uma ferramenta útil para o desenvolvimento das habilidades mencionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Armada Crespo, Universidad de Córdoba Córdoba. España

Departamento de Didácticas Específicas

Área Didáctica de Expresión Corporal

Mar Montávez Martín, Universidad de Córdoba. Córdoba.

Departamento de Didáctica Específica. Área Didáctica de Expresión Corporal

Ignacio González López, Universidad de Córdoba. Córdoba.

Departamento de Educación. M área de métodos de Investigación y Educación en Diagnóstico

Publicado

2020-12-07

Como Citar

ARMADA CRESPO, J. M.; MONTÁVEZ MARTÍN, M.; GONZÁLEZ LÓPEZ, I. INFLUÊNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOAFETIVAS NO ENSINO MÉDIO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26080, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.104634. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/104634. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais