APRENDER TRABALHANDO JUNTO

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E INTERPROFISSIONAIS PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.143760

Palavras-chave:

Tuberculose, Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional, Política de Saúde, Relações Interprofissionais

Resumo

Introdução: O controle da Tuberculose (TB), no Brasil, é uma prioridade de saúde pública, sendo a Atenção Básica à Saúde (ABS) parte essencial nesse processo. Para o controle da TB, o trabalho interprofissional e colaborativo assegura profissionais qualificados e ações efetivas de cuidado em saúde. Objetivo: Analisar o conhecimento e a realidade vivida pelos profissionais referente ao controle da TB e aprofundar as estratégias de controle da doença na ABS.  Metodologia: Trata-se de estudo de abordagem descritiva exploratória, realizado em Serafina Corrêa, Rio Grande do Sul, Brasil, com profissionais da saúde e gestores que atuavam na ABS do município (n=85). A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2022, com aplicação de questionário semiestruturado adaptado, validado e adequado para a atenção à TB. Análises quanti-qualitativas foram realizadas. Resultados: Participaram do estudo 72 profissionais. Destes, 66,6% relataram a necessidade do paciente buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais de três vezes para obter o diagnóstico, 65,2% dos participantes responderam não ter qualificação para atender indivíduos com TB no seu local de serviço e 43% afirmaram nunca terem sido capacitados para ações de controle da TB. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de fomentar ações de educação permanente na ABS e a disponibilização de produtos que atendessem à demanda dos profissionais da saúde no manejo dos indivíduos com TB. O processo de elaboração dos produtos, com e para os profissionais da saúde, respeitando a realidade local, afetou a forma de construção dos conhecimentos da equipe, fortalecendo o trabalho interprofissional e colaborativo. Os produtos serviram de suporte para os processos de trabalho, assim como mediadores no processo de aprendizagem dos profissionais da saúde, destacando a importância das práticas da educação e de práticas interprofissionais no controle da TB.

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Biografia do Autor

Patrícia Betineli, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Serafina Corrêa

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Serafina Corrêa, Serafina Corrêa, Brasil

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPG EnSau), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

BETINELI, P.; BUENO, D. APRENDER TRABALHANDO JUNTO: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E INTERPROFISSIONAIS PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. e143760, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i2.143760. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/143760. Acesso em: 29 abr. 2025.

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