APRENDER TRABALHANDO JUNTO
PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E INTERPROFISSIONAIS PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v8i2.143760Palavras-chave:
Tuberculose, Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional, Política de Saúde, Relações InterprofissionaisResumo
Introdução: O controle da Tuberculose (TB), no Brasil, é uma prioridade de saúde pública, sendo a Atenção Básica à Saúde (ABS) parte essencial nesse processo. Para o controle da TB, o trabalho interprofissional e colaborativo assegura profissionais qualificados e ações efetivas de cuidado em saúde. Objetivo: Analisar o conhecimento e a realidade vivida pelos profissionais referente ao controle da TB e aprofundar as estratégias de controle da doença na ABS. Metodologia: Trata-se de estudo de abordagem descritiva exploratória, realizado em Serafina Corrêa, Rio Grande do Sul, Brasil, com profissionais da saúde e gestores que atuavam na ABS do município (n=85). A coleta de dados foi realizada entre outubro e novembro de 2022, com aplicação de questionário semiestruturado adaptado, validado e adequado para a atenção à TB. Análises quanti-qualitativas foram realizadas. Resultados: Participaram do estudo 72 profissionais. Destes, 66,6% relataram a necessidade do paciente buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais de três vezes para obter o diagnóstico, 65,2% dos participantes responderam não ter qualificação para atender indivíduos com TB no seu local de serviço e 43% afirmaram nunca terem sido capacitados para ações de controle da TB. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de fomentar ações de educação permanente na ABS e a disponibilização de produtos que atendessem à demanda dos profissionais da saúde no manejo dos indivíduos com TB. O processo de elaboração dos produtos, com e para os profissionais da saúde, respeitando a realidade local, afetou a forma de construção dos conhecimentos da equipe, fortalecendo o trabalho interprofissional e colaborativo. Os produtos serviram de suporte para os processos de trabalho, assim como mediadores no processo de aprendizagem dos profissionais da saúde, destacando a importância das práticas da educação e de práticas interprofissionais no controle da TB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).