DISPOSITIVOS INALATÓRIOS PRESSURIZADOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS AUDIOVISUAIS A PACIENTES COM ASMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124126

Palavras-chave:

Educação, Linguagem, Adesão ao Medicamento

Resumo

A orientação no uso dos dispositivos inalatórios pressurizados (DIP) para pacientes com asma é imprescindível para a adesão ao tratamento prescrito. A utilização de materiais educativos audiovisuais (MEA) qualificam o manejo do tratamento medicamentoso desses pacientes. O objetivo do estudo foi descrever a experiência na construção de MEAs sobre a utilização dos DIPs e dos espaçadores para o tratamento da asma. Os MEAs foram produzidos em cinco etapas: revisão da literatura, criação do roteiro, filmagem dos processos, gravação de áudio e aprovação. Foram elaborados, por discentes do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UFRGS) e da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFRGS), seis MEAs: (1) uso do DIP; (2) confecção do espaçador artesanal; (3) utilização do espaçador artesanal; (4) limpeza espaçador artesanal; (5) utilização do espaçador industrializado e (6) limpeza do espaçador industrializado. Para inclusão de diversidades, os MEAs foram legendados e acrescidos narração, para contemplar diferentes possibilidades de acesso ao material educativo. A inserção de diferentes formas de linguagem nestes MEAs possibilita maior e melhor acesso à informação produzida.

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Biografia do Autor

Stella Pegoraro Alves-Zarpelon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGASFAR/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Carine Líbio dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACFAR/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Diogo Pilger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGASFAR/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGASFAR/UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

ALVES-ZARPELON, S. P. .; SANTOS, C. L. dos; PILGER, D.; BUENO, D. DISPOSITIVOS INALATÓRIOS PRESSURIZADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS AUDIOVISUAIS A PACIENTES COM ASMA. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 17–26, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.124126. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/124126. Acesso em: 1 jun. 2023.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes