DISPOSITIVOS INALATÓRIOS PRESSURIZADOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS AUDIOVISUAIS A PACIENTES COM ASMA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.124126Palavras-chave:
Educação, Linguagem, Adesão ao MedicamentoResumo
A orientação no uso dos dispositivos inalatórios pressurizados (DIP) para pacientes com asma é imprescindível para a adesão ao tratamento prescrito. A utilização de materiais educativos audiovisuais (MEA) qualificam o manejo do tratamento medicamentoso desses pacientes. O objetivo do estudo foi descrever a experiência na construção de MEAs sobre a utilização dos DIPs e dos espaçadores para o tratamento da asma. Os MEAs foram produzidos em cinco etapas: revisão da literatura, criação do roteiro, filmagem dos processos, gravação de áudio e aprovação. Foram elaborados, por discentes do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UFRGS) e da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFRGS), seis MEAs: (1) uso do DIP; (2) confecção do espaçador artesanal; (3) utilização do espaçador artesanal; (4) limpeza espaçador artesanal; (5) utilização do espaçador industrializado e (6) limpeza do espaçador industrializado. Para inclusão de diversidades, os MEAs foram legendados e acrescidos narração, para contemplar diferentes possibilidades de acesso ao material educativo. A inserção de diferentes formas de linguagem nestes MEAs possibilita maior e melhor acesso à informação produzida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).