REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE-HUMAITÁ-NAVEGANTES-ILHAS, PORTO ALEGRE/RS

Autores

  • Caroline Konzgen Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bianca Menna Ruiz Diaz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97995

Resumo

Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Noroeste-Humaitá-Navegantes-Ilhas do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas foram realizados um grupo focal (14 pessoas: 2 gestores, 5 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 2 auxiliares em saúde bucal, 4 estudantes) e uma roda de conversa (18 pessoas: 10 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 7 auxiliares em saúde bucal). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Konzgen Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço: Rua Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, 195/603. CEP: 90160-130, Porto Alegre/RS, Brasil.


Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Permanente Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bianca Menna Ruiz Diaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cirurgiã-dentista do Instituto Municipal de Saúde da Família da Prefeitura de Porto Alegre. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Permanente do Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pósgraduação de Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde

Referências

AMARAL, C. E. M.; BOSI, M. L. M. O desafio da análise de redes de saúde no campo da saúde coletiva. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 424–434, 2017.

BARWALDT, C. K. A Integração Ensino-Serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Profissional) - UFRGS, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Porto Alegre, 2019.

MENDES, E. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde,2011, 549p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE . Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Relatório de gestão 2o quadrimestre, 2017.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Plano Municipal de Saúde 2018-2021, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

BARWALDT, C. K.; PIRES, F. S.; DIAZ, B. M. R.; WARMLING, C. M. REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL NORTE-HUMAITÁ-NAVEGANTES-ILHAS, PORTO ALEGRE/RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 68–73, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.97995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97995. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Boletim

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>