ENSINO E SERVIÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19: PANORAMA DE UM DISTRITO DOCENTE-ASSISTENCIAL DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.108873Resumen
Este artigo tem o objetivo de relatar como a integração ensino-serviço-comunidade se reorganizou durante a crise sanitária de COVID-19 na Gerência Distrital Centro, um dos Distritos Docentes-Assistenciais do município de Porto Alegre. O Distrito Centro possui três grandes Serviços de Saúde na Atenção Primária, referência para cerca de 20% da população da cidade. Frente à pandemia, com o intuito de diminuir o risco de contágio, as Instituições de Ensino cancelaram seus estágios. As Unidades de Saúde mantiveram-se abertas, com redução de profissionais atuando presencialmente. Atividades coletivas e externas foram suspensas. A parceria estabelecida no Comitê Gestor com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundamental para o restabelecimento dos estágios. Os cursos de Medicina e Enfermagem retornaram parte de suas práticas, enquanto a Odontologia foi a mais prejudicada pela restrição de atendimento. Demais atividades de ensino nos serviços foram realizadas em ambiente virtual.
Palavras-chave: Serviços de Integração Docente-Assistencial. Serviços de Saúde. COVID-19. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.
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