ENSINO E SERVIÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19: PANORAMA DE UM DISTRITO DOCENTE-ASSISTENCIAL DE PORTO ALEGRE

Autores/as

  • Aline Vieira Medeiros Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
  • Maria Cristina Sajonc Pavão Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.108873

Resumen

Este artigo tem o objetivo de relatar como a integração ensino-serviço-comunidade se reorganizou durante a crise sanitária de COVID-19 na Gerência Distrital Centro, um dos Distritos Docentes-Assistenciais do município de Porto Alegre. O Distrito Centro possui três grandes Serviços de Saúde na Atenção Primária, referência para cerca de 20% da população da cidade. Frente à pandemia, com o intuito de diminuir o risco de contágio, as Instituições de Ensino cancelaram seus estágios. As Unidades de Saúde mantiveram-se abertas, com redução de profissionais atuando presencialmente. Atividades coletivas e externas foram suspensas. A parceria estabelecida no Comitê Gestor com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi fundamental para o restabelecimento dos estágios. Os cursos de Medicina e Enfermagem retornaram parte de suas práticas, enquanto a Odontologia foi a mais prejudicada pela restrição de atendimento. Demais atividades de ensino nos serviços foram realizadas em ambiente virtual.

Palavras-chave: Serviços de Integração Docente-Assistencial. Serviços de Saúde. COVID-19. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALBUQUERQUE, P. P. Ensino na saúde em tempos de COVID-19: uma relação necessária. Saberes Plurais: Educação na Saúde, Porto Alegre, v. 4, n. 1, ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/saberesplurais/article/view/105549/57971. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 930, de 15 de maio de 2019. Brasília, 2019. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2019/prt0930_17_05_2019.html. Acesso em: 29 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 16/2020-CGSB/DESF/SAPS/MS. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/295c9c14409db20cb63c862bb07ce0e4.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.

CECCIM, R. B.; FERLA, A. A. Educação Permanente em Saúde. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. (org.). In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/index.html. Acesso em: 22 nov. 2020.

DIAS, M. T. G. et al. A Coordenadoria da Saúde da UFRGS em Dez Anos de Caminhada: uma história que se faz no percurso. Quando o ensino da saúde percorre territórios: dez anos da Coordenadoria de Saúde. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2020. Disponível em: http://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-Quando-o-ensino-da-saude-percorre-territorios-dez-anos-da-Coordenadoria-de-Saude.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

ELLERY, A. E. L.; PONTES, R. J. S.; LOIOLA, F. A. Campo Comum de Atuação dos Profissionais da Estratégia Saúde da Família no Brasil: um cenário em construção. Physis, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 415-437, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312013000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 nov. 2020.

FERREIRA, S. R. S.; PERICO, L. A. D.; DIAS, V. R. F. G. A Complexidade do Trabalho do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, p. 704-709, 2018. Supl. 1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000700704&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 nov. 2020.

FERNANDES, J. D. et al. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 443-449, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), 2010. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra: WHO, 2010. Disponível em: https://www.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf%20. Acesso em: 23 nov. 2020.

PIRES FILHO, L. A. S. et al. Acesso Avançado em uma Unidade de Saúde da Família do Interior do Estado de São Paulo: um relato de experiência. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. 121, p. 605-613, abr. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000200605&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2020

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde, 2020a. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/. Acesso em: 15 out. 2020.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. GEOSAÚDE, 2020b. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=917. Acesso em: 15 out. 2020.

PORTO ALEGRE. Observatório da cidade de Porto Alegre, 2020c. Disponível em: http://portoalegreemanalise.procempa.com.br/?regiao=1_10_150. Acesso em: 29 out. 2020.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Observatório da Vigilância em Saúde, 2020d. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=1423. Acesso em: 15 out. 2020.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Relatório de Gestão, 2020e. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=895. Acesso em: 29 out. 2020.

PORTO ALEGRE. Secretaria Municipal da Saúde. Biblioteca Virtual da Atenção Primária à Saúde (BVAPS), 2020f. Disponível em: https://sites.google.com/view/bvsapspoa/%C3%A1reas-profissionais/odontologia?authuser=0. Acesso em: 30 out. 2020.

STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). CoorSaúde. Porto Alegre, 2020a. Disponível em: http://www.ufrgs.br/coorsaude. Acesso em: 28 out. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Recomendações relativas aos estágios na graduação, conforme determinado no art. 4º da portaria nº 2.286, de 17 de março de 2020. Porto Alegre, 2020b. Disponível em: https://www.ufrgs.br/prograd/recomendacoes-relativas-aos-estagios-na-graduacao-conforme-determinado-no-art-4o-da-portaria-no-2-286-de-17-de-marco-de-2020/. Acesso em: 30 out. 2020.

Publicado

2020-12-28

Cómo citar

MEDEIROS, A. V.; PAVÃO, M. C. S. ENSINO E SERVIÇO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19: PANORAMA DE UM DISTRITO DOCENTE-ASSISTENCIAL DE PORTO ALEGRE. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 11–24, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i2.108873. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108873. Acesso em: 27 abr. 2025.

Número

Sección

Artículos especiales