REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL PARTENON-LOMBA DO PINHEIRO, PORTO ALEGRE/RS

Authors

  • Caroline Konzgen Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Schneider Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bianca Menna Ruiz Diaz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97994

Abstract

Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre a Rede de Atenção e Ensino da Saúde Bucal na Gerência Partenon/Lomba do Pinheiro do município de Porto Alegre/RS. Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se apresentar relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de saúde bucal. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Na Gerência Partenon/Lomba do Pinheiro foram realizados um grupo focal (10 pessoas: 1 gestor, 3 cirurgiões-dentistas, 2 técnicos em saúde bucal, 2 auxiliares em saúde bucal, 1 estudante e 1 usuário) e uma roda de conversa (21 pessoas: 9 cirurgiões-dentistas, 1 técnico em saúde bucal, 8 auxiliares em saúde bucal e 3 estudantes). A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde, demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Konzgen Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cirurgiã-dentista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 Endereço: Rua Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, 195/603. CEP: 90160-130, Porto Alegre/RS, Brasil.


Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Permanente Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bianca Menna Ruiz Diaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cirurgiã-dentista do Instituto Municipal de Saúde da Família da Prefeitura de Porto Alegre. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Ensino na Saúde pelo Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 


Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Permanente do Programa de Pós- graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pósgraduação de Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde

References

AMARAL, C. E. M.; BOSI, M. L. M. O desafio da análise de redes de saúde no campo da saúde coletiva. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 424–434, 2017.

BARWALDT, C. K. A Integração Ensino-Serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Profissional) - UFRGS, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Porto Alegre, 2019.

MENDES, E. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde,2011, 549p.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Relatório de gestão 2o quadrimestre, 2017.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Plano Municipal de Saúde 2018-2021, 2018.

Published

2019-12-28

How to Cite

BARWALDT, C. K.; PIRES, F. S.; DIAZ, B. M. R.; WARMLING, C. M. REDE DE ATENÇÃO E ENSINO DA SAÚDE BUCAL NA GERÊNCIA DISTRITAL PARTENON-LOMBA DO PINHEIRO, PORTO ALEGRE/RS. Saberes Plurais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 79–84, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.97994. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97994. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Informative report

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>