EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: EXPERIMENTANDO JEITOS DE VER, VIVER, SENTIR E TECER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.118777Resumen
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é um processo de formação dos trabalhadores, de natureza participativa, que ocorre no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, orientada para a melhoria da qualidade na integralidade e equidade no cuidado e acesso à saúde. Este ensaio discorre sobre a EPS como um dos fios que tecem o Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano. E, nesta direção, percorrendo os caminhos da Educação na política pública, das concepções de EPS e do dispositivo do Apoio como ativador de práticas, discute-se sua potência no SUS, ao produzir interferências no paradigma – ainda hegemônico – de medicalização da vida. Ainda, evidencia-se sua contribuição para a garantia do direito à saúde, ao considerar os saberes, em interlocução na produção do comum provisório, experimentando jeitos de ver, viver, sentir e tecer o SUS.
Palavras-chave: Educação Permanente. Direito à Saúde. Profissionais de Saúde. Sistema Único de Saúde.
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