LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Terezinha Nunes da Silva
  • Kéllen Campos Castro Moreira
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins
  • Marta Regina Farinelli

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.107796

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de descrever as ações informativas frente ao coronavírus na perspectiva da Literacia para a Saúde (LS). As ações relatadas foram realizadas por seis enfermeiros e um assistente social, com usuários de um Centro de Saúde, em Belo Horizonte, nos meses de março e abril de 2020. Utilizou-se a relação dialógica participativa e compartilhada através de conversas e folhetos escritos e ilustrativos. A equipe se comunicou com os usuários tendo a concepção da Literacia para a Saúde e sua relação fundamental na educação e gestão da saúde como suporte. As ações fomentaram a capacidade, habilidade e competência das pessoas em acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde. Destaca-se que os usuários informados passaram a utilizar os serviços de saúde, quando necessário, com responsabilidade, assim como também houve adesão significativa às mudanças dos fluxos institucionais. Constata-se que as orientações com embasamento teórico que utilizam a comunicação em saúde dialógica, participativa, respeitosa e em linguagem adequada à população atendida, permitem ampliar a literacia para a saúde e, consequentemente, a gestão da saúde, sobretudo em tempos de pandemia.

Palavras-chave: Letramento em Saúde. Comunicação em Saúde. Betacoronavirus. Infecções por Coronavirus.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

SILVA, T. N. da; MOREIRA, K. C. C.; MARTINS, R. A. de S.; FARINELLI, M. R. LITERACIA PARA A SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 37–48, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i2.107796. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/107796. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Experiências docentes e discentes