Sobre a Revista

A Revista Saberes Plurais: Educação na Saúde do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aceita a publicação de artigos que centrem sua discussão na área da educação na/em saúde, na Saúde Coletiva, especialmente  os que tragam contribuições para a formação em saúde e para o Sistema Único de Saúde (SUS), resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área. Os artigos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos

A Revista Saberes Plurais tem como referência a publicação de textos que possam contribuir com a produção do conhecimento/comunicação à sociedade sobre a temática da educação na/em saúde. São fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

Aceita textos/artigos nas seções: Artigos originais (pesquisa), Experiências docentes e discentes (relatos de experiência), Comentários, Ensaios e Debates, Artigos especiais, Resenhas e Boletim informativo.

Na seleção de artigos para publicação, avalia-se o mérito científico do trabalho e sua adequação às normas editoriais adotadas pela Revista. Todo texto enviado para publicação é submetido a uma pré-avaliação pelo Corpo Editorial. Uma vez aprovado, é encaminhado à revisão por pares (no mínimo dois pareceristas ad hoc). Tanto a identidade dos autores como a dos pareceristas é mantida em sigilo (double-blind review). O material será devolvido ao(s) autores caso os pareceristas sugiram mudanças e/ou correções. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro parecerista para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Corpo Editorial (editores, editores associados e editores associados ad hoc).

Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo necessariamente com o ponto de vista dos editores e do Corpo Editorial da revista.

A constatação da ocorrência de plágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação. A partir agosto de 2020, a verificação do plágio está sendo realizada previamente pelos editores, antes do encaminhamento aos avaliadores, por meio de software gratuito de detecção de conteúdo de plágio (Plagius).

Semestral

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons CC-BY

PAEP UFRGS

DOAJ

Sponsors

A Revista agradece ao Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos e da PROPESQ da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Histórico do periódico

A Revista Saberes Plurais teve seu primeiro número publicado em 2016. Desde 2018, a mantém publicação semestral, tendo ampliado o corpo editorial e priorizado a diversificação institucional de autores. Em 2021, a Revista atualizou sua identidade visual, com diagramação/editoração realizada pela Gráfica da UFRGS - Edital do Programa de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da UFRGS e da PROPESQ - e incluiu o DOI em todas as publicações regulares. Em 2022, a Revista concorreu novamente ao Edital e foi contemplada com o apoio para a diagramação/editoração e bolsista.