Conhecimento e prática profissionais da atenção primária de saúde acerca de educação em saúde do município de Canoas/RS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v1i1.64134Abstract
Partindo de duas formas distintas de atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o “modelo tradicional” com atendimentos à demanda espontânea, previamente agendados, de caráter assistencial e curativo; e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), constituída por equipes multiprofissionais atuando em territórios determinados, com usuários que ali residem. Nestas formas, os ambientes de saúde constituem-se como espaços de aprendizagem onde a troca e a construção do conhecimento devem permear, construindo novos olhares de cuidado. O objetivo da pesquisa foi o de conhecer o quanto as questões de educação em saúde permeiam o trabalho das equipes de saúde do município e o quanto estas se mobilizam por esta intervenção, qual o conhecimento sobre o assunto, o que fazem para mudar realidades promovendo saúde. Foi aplicado um instrumento de coleta de dados com os profissionais de nível superior de todas as UBSs. Realizou-se uma análise quantitativa onde percebeu-se um bom conhecimento sobre o tema, possibilitando a elaboração de programas que aprimorem a prática.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Serviços de Saúde. Promoção da Saúde. Educação de Pacientes como Assunto.
Downloads
References
AFONSO, M.L. O trabalho com grupos na saúde: um diálogo teórico. In: AFONSO, M.L. Oficina em dinâmica de grupo na área da saúde. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
BRASIL, Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Gestão do Trabalho na Saúde. Brasília: CONASS, 2007. Apud. ARSEGO, L.R. A Valorização do Trabalhador da Saúde Pública: a agenda brasileira. Dissertação de Mestrado, Porto Alegre: UFRGS, 2013.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho em da Educação na Saúde. Políticas e Ações. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
CARVALHO, P.M.G. Práticas Educativas em Saúde: ações dos enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal do Piauí: 2009.
CECCIM, R.B.; FERLA, A.A. Educação e Saúde: Ensino e Cidadania como Travessia de Fronteiras. Trabalho, Educação e Saúde. v.6, p. 443-456, nov. 2008/fev. 2009.
CECCIM, R.B.; MEHRY, E.E. Um agir micropolítico e pedagógico intenso: a humanização entre laços e perspectivas. In: Interface: Comunicação, Saúde e Educação. v. 13, supl. 1, p. 531-42, 2009.
FREIRE, P. Educação e Atualidade Brasileira. Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação. Escola de Belas Artes de Pernambuco: Recife, 1959.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
NEVES, C.A.B.; HECKERT, AL.C. Modos de formar e modos de intervir: quando a formação se faz potência de produção de coletivo. In: PINHEIRO, R. Trabalho em equipe sob o eixo da integralidade: valores, saberes e práticas. Rio de Janeiro: IMS/UERJ – CEPESC – ABRASCO, 2007.
ROCHA, N.S. O Silêncio na Sala de Aula: Reflexões sobre o filme: “Fale com ela”. In: MACHADO, C.L.B.; MANFROI, W.C. Prática Educativa em Medicina. Porto Alegre: Da Casa Editora, 2005.
ROSSONI, E.; LAMPERT, J. Formação de Profissionais para o Sistema Único de Saúde e as Diretrizes Curriculares. In: Boletim da Saúde. V. 18, N.1. Porto Alegre: jan/jun, 2004.
SCHWINGEL, B; CAVEDON, N.R. Representações Sociais dos Médicos, Enfermeiros e Cirurgiões Dentistas de Equipes de Saúde da Família sobre Educação em Saúde. In: MISOCZKY, M.C.; BORDIN, R. Gestão Local em Saúde: Práticas e Reflexões. Porto Alegre: Da Casa Editora, 2004.
SILVA, G.G.S.; PEREIRA, E.R.; OLIVEIRA, J.O.; KODATO, Y.M. Um momento dedicado à espera e à promoção da saúde. In: Psicologia: Ciência e Profissão. 33(4), 1000-1013. Universidade Federal de Uberlândia, 2013.
VENTURELLI, J. Los Cambios: Campo de Curiosidade, Desafios y Creación. In: VENTURELLI, J. Educación Médica: Nuevos Enfoques, Metas y Metodos. Washington: Organización Panamericana de La Salud, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).