Conhecimento e prática profissionais da atenção primária de saúde acerca de educação em saúde do município de Canoas/RS

Autores

  • Robianca Munaretti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi
  • Waldomiro Manfroi

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v1i1.64134

Resumo

Partindo de duas formas distintas de atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o “modelo tradicional” com atendimentos à demanda espontânea, previamente agendados, de caráter assistencial e curativo; e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), constituída por equipes multiprofissionais atuando em territórios determinados, com usuários que ali residem. Nestas formas, os ambientes de saúde constituem-se como espaços de aprendizagem onde a troca e a construção do conhecimento devem permear, construindo novos olhares de cuidado. O objetivo da pesquisa foi o de conhecer o quanto as questões de educação em saúde permeiam o trabalho das equipes de saúde do município e o quanto estas se mobilizam por esta intervenção, qual o conhecimento sobre o assunto, o que fazem para mudar realidades promovendo saúde. Foi aplicado um instrumento de coleta de dados com os profissionais de nível superior de todas as UBSs. Realizou-se uma análise quantitativa onde percebeu-se um bom conhecimento sobre o tema, possibilitando a elaboração de programas que aprimorem a prática.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Serviços de Saúde. Promoção da Saúde. Educação de Pacientes como Assunto. 

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Publicado

2018-08-07

Como Citar

MUNARETTI, R.; TOASSI, R. F. C.; MANFROI, W. Conhecimento e prática profissionais da atenção primária de saúde acerca de educação em saúde do município de Canoas/RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.54909/sp.v1i1.64134. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/64134. Acesso em: 28 mar. 2024.

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