Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Saberes Plurais: Educação na Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aceita publicação artigos que centrem sua discussão na área do ensino na saúde, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área. Os artigos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição ao ensino na saúde, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista: http://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/.

Atenção: para submeter um original para publicação, é essencial que o proponente esteja cadastrado com papel de autor. Isso pode ser feito clicando na aba "página do usuário" e, em seguida, em "editar meu perfil".

Os artigos devem ser formatados segundo normas da ABNT NBR 10520 (Citações) e NBR 6023 (Referências).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Título: Até 20 palavras. Conciso e informativo. Em português, inglês e espanhol (letras maiúsculas, em negrito e alinhamento justificado).

    Papel tamanho A4, margens de 3,0 cm (superior, esquerda) e 2,0 cm (inferior, direita), espaçamento entre linhas 1,5, letra Times New Roman 12, alinhamento justificado (exceção para a lista de Referências).

    Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível.

    Nome(s) do(s) autor(es): devem ser apresentados os nomes completos e todos devem informar a afiliação institucional e e-mail.

    Dados relativos à autoria, informações sobre os autores e financiamento devem estar à parte do artigo, em documento que não será enviado para avaliação cega (folha de rosto). Solicita-se aos autores que, na folha de rosto, também especifiquem, formalmente, se há ou não possíveis conflitos de interesse na realização e comunicação das pesquisas.

    O autor responsável pela correspondência também deve informar seu endereço completo (rua, cidade, CEP, estado, país).

    O nome dos autores deve aparecer no arquivo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

  2. Resumos: Devem refletir os aspectos fundamentais dos trabalhos, com até 300 palavras, em parágrafo único, incluindo objetivos, procedimentos metodológicos e resultados.

    Devem preceder o texto e estar em português, em inglês (Abstract) e em espanhol (Resumén).

    Palavras-chave: Até 5 palavras-chaves, em português, inglês e espanhol, apresentados após o resumo, abstract e resumén (devem estar cadastradas no DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. Consultar: http://decs.bvs.br/).  

    Os artigos deverão ter entre 3.000 a 6.000 mil palavras formatados para folha A4, excluindo as referências, notas, figuras e tabelas.

    Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar título (português, inglês e espanhol), nome completo dos autores com a identificação em nota de rodapé, resumo, abstract (inglês) e resumen (espanhol), com o máximo de 300 palavras. Incluir palavras-chave (no máximo 5) em português, keywords em inglês e palabras clave em espanhol.

  3. Citações e Referências: Devem seguir o padrão da ABNT.

    As citações devem obedecer à forma (sobrenome do autor, ano - para citações indiretas) ou (sobrenome do autor, ano, p. xx - para citações diretas). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

    As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão estar com fonte Times New Roman, tamanho 11 (onze), com espaçamento simples e recuo de parágrafo de 4 (quatro) cm e identificadas com nome do autor, ano de publicação, número de página.

    As citações diretas com até três linhas deverão estar com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) destacadas por aspas duplas no corpo do texto, seguidas e identificadas com nome do autor, ano de publicação, número de página entre parênteses.

    Referências: Devem ser apresentadas ao final do trabalho e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor.

  4. Sobre figuras e tabelas

    Figuras são desenhos, mapas, esquemas, gráficos, fórmulas, modelos, fotografias, diagramas, fluxogramas, organogramas, entre outros.

    Orientações de apresentação (adaptação da norma ABNT):

    • Inserir o mais próximo possível do texto a que se referem.
    • No topo da imagem inserir o tipo, número sequencial e título.
    • Não serão aceitas figuras sem título.
    • Centralizar imagem, título e fonte de consulta.
    • Utilizar fonte tamanho 12 para os títulos.
    • Na parte inferior citar a fonte de consulta (mesmo que seja o próprio autor do trabalho) em tamanho 10.
    • Não serão aceitas figuras sem fonte de consulta, mesmo que seja produção do próprio autor.
    • Montagens com várias ilustrações não dispensam a indicação de todas as fontes de consulta.
    • Imagem retirada de rede social: indique tipo, número sequencial, título e insira em nota de rodapé informações sobre URL de origem da imagem (“Disponível em: inserir URL. Acesso em: dia mês (abreviado) ano”).
    • Todas as ilustrações devem ter fontes de origem indicadadas.

    Imagens que podem identificar os autores não devem estar no texto original. Também podem ser incluídas como arquivos separados do artigo.

    Tabelas são ilustrações com dados estatísticos numéricos.

    Orientações de apresentação (adaptação da norma ABNT):

    • Inserir o mais próximo possível do texto a que se referem.
    • No topo da tabela inserir o tipo, número sequencial e título.
    • Não serão aceitas tabelas sem título.
    • Centralizar a tabela, título e fonte de consulta.
    • Utilizar letra tamanho 12 para os títulos e tamanho 11 para o conteúdo da tabela.
    • Na parte inferior citar a fonte de consulta (mesmo que seja o próprio autor do trabalho) em tamanho 10.
    • Não serão aceitas tabelas sem fonte de consulta, mesmo que seja produção do próprio autor.
  5. Itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras e neologismos.

  6. Política de encargos: a revista não cobra encargos financeiros (taxas) aos autores para submissão e/ou processamento dos artigos submetidos.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.