Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
Apresentação e estrutura dos manuscritos
Os originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês e digitados em Folha A4, fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm (superior, esquerda) e 2,0 cm (inferior, direita), espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado (exceção para a lista de Referências). Os textos devem ser salvos no formato doc/docx ou compatível.
Serão aceitos artigos com até seis (6) autores. Artigos com maior número de autores serão avaliados pela equipe editorial da revista no momento da recepção da submissão.
Os artigos deverão respeitar o número máximo de palavras recomendadas para cada seção (Consultar Políticas de Seção), excluindo as referências, notas de rodapé e tabelas/quadros/figuras.
Os autores deverão acordar com a Declaração de Conflitos de Interesses no momento da submissão do artigo.
A submissão (arquivo do artigo) deve vir acompanhada de uma Carta ao editor e da Folha de rosto (template abaixo apresentado). Ambos os documentos devem ser anexados como arquivo suplementar ("outros"). Os autores devem declarar, na Carta ao editor, que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade. Quando se aplicar, o parecer consubstanciado de aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) também deve ser anexado como arquivo suplementar ("outros").
Quanto à estrutura, os artigos deverão seguir as seguintes orientações:
Título: máximo de 20 palavras. Títulos que excedam as 20 palavras devem ser justificados pelos autores.
Artigo de pesquisa (original, incluindo artigo de revisão de literatura): Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão ou Considerações Finais, Referências.
Artigo de relato de experiência: Introdução, Relato da Experiência, Discussão, Considerações Finais, Referências.
Artigos especiais: Seguir a estrutura de artigo de pesquisa original.
Comentários e Ensaios e Debates: Introdução, Desenvolvimento (argumentação), Conclusão ou Considerações Finais, Referências.
Boletim Informativo (pesquisa): Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão ou Considerações finais, Referências.
Boletim Informativo (relato de experiência): Introdução, Relato de Experiência, Discussão, Conclusão ou Considerações finais, Referências.
Boletim Informativo (material educacional-informativo): Objetivo, Títulos referentes ao tema abordado, Considerações finais, Referências.
Sobre a estrutura dos artigos, consultar:
Introdução
Deve apresentar com objetividade a contextualização do assunto, a justificativa e o objetivo do trabalho e sua relação com os outros trabalhos na mesma linha ou área. O referencial teórico deve estar presente com a identificação de citações, as quais devem estar apresentadas na lista de Referências. Referencial teórico descritivo extenso deve ser evitado na Introdução (assim como citações diretas). Citações aos trabalhos mais recentes ou de referência, integrando em um mesmo parágrafo diferentes autores/ideias são recomendados. O objetivo deve constar no último parágrafo da Introdução e deve dialogar com o objetivo apresentado no Resumo.
Evitar frases longas, que dificultam o entendimento da ideia apresentada.
Não se recomenda o uso de citações diretas.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, entrada de parágrafo 1,5 cm.
Metodologia
A descrição da metodologia utilizada deve ser suficientemente objetiva para possibilitar a perfeita compreensão e repetição do trabalho, não sendo extensa.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Estudos envolvendo seres humanos (pesquisas originais) devem apresentar, necessariamente, a informação sobre a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o número do parecer de aprovação.
Resultados
Deverão ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas, quadros e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Dados estatísticos e material textual de pesquisa qualitativa devem ser submetidos a análises apropriadas.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Discussão
Deve ser restrita ao significado dos dados obtidos, resultados alcançados, relação com o conhecimento já existente, sendo evitadas hipóteses não fundamentadas nos resultados. As limitações do estudo devem ser apresentadas na Discussão.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Conclusão ou Considerações finais
Devem estar de acordo com os objetivos e fundamentadas nos resultados do estudo. Não deve aparecer na conclusão nenhuma questão que não foi abordada durante o texto e o fim da conclusão deve indicar no que o artigo contribuiu para a área do conhecimento.
Não se recomenda citações neste texto.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Referências (consultar Citações e Referências).
Agradecimentos (quando houver).
Fonte de financiamento (agências de fomento ou financiamento próprio).
Contribuição dos autores (descrever a contribuição de cada autor do artigo no texto).
Atenção: O texto do artigo não deve conter informações que permitam identificar os autores ou instituições a qual se vinculem. Estas informações devem ser apresentadas na Folha de rosto. -
Folha de rosto
Deve ser submetida como documento suplementar, contendo:
- Título em português, espanhol e inglês, breve e indicativo da exata finalidade do trabalho. Até 20 palavras. Títulos que excedam as 20 palavras devem ser justificados pelos autores.
- Nome completo dos autores (sem abreviaturas e escritos com a inicial em maiúsculo) com a indicação de apenas um título universitário (exemplo: graduando, mestrando ou doutorando em... ou graduado, mestre ou doutor em) e/ou uma vinculação à instituição de ensino ou pesquisa que indique a sua autoridade em relação ao assunto (exemplo: Professor do departamento /Faculdade ou Curso /IES escrita por extenso e a respectiva sigla), cidade, estado, país.
- Identificação ORCID (caso os autores não sejam ainda cadastrados, acessar: ORCID - https://orcid.org/signin)
- Nome e e-mail do autor correspondente.
Para a elaboração da Folha de rosto, consultar:
-
Resumo
Deve preceder o texto e estar apresentado em português, inglês e espanhol. Representa a síntese do conteúdo, expondo: Objetivo (que pode ser antecedido por Introdução - decisão dos autores), Metodologia (ou Relato da Experiência para Experiências Docentes e Discentes ou argumentação para Ensaios e Comentários), Resultados e Conclusão, não excedendo 300 palavras. A revista adota o formato de resumo estruturado, ou seja, com subtítulos, apresentado em parágrafo único, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, espaço simples.
Resumo deve conter os subtítulos (em negrito): Introdução: (opcional) Objetivo: Metodologia (ou Relato da experiência): Resultados (ou argumentação): Conclusão:
Abstract deve conter os subtítulos (em negrito): Introduction: (optional) Objective: Method (or Experience report): Results (or argument): Conclusion:
Resumen deve conter os subtítulos (em negrito): Introducción: (opcional) Objetivo: Método (o Relato de experiencia): Resultados (o argumento): Conclusión:
Palavras-chave/Keywords/Palabras clave: Devem ser escritas com a inicial em maiúsculo e separadas por ponto (em negrito). De três a seis palavras-chave. Para sua indicação, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): https://decs.bvsalud.org/ -
Boletim
A apresentação do Boletim deve estar no formato de arquivo editável (doc/docx) e ter tamanho de quatro (4) a seis (6) páginas.
Resumo, palavras-chave (também em inglês e espanhol) e lista de Referências são itens obrigatórios da seção.
Citações e Referências devem seguir a normatização ABNT.
-
Itens a serem observados na digitação dos textos
Aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional, expressão et al. e para palavras estrangeiras e neologismos.
-
Política de encargos
A revista não cobra encargos financeiros (taxas) aos autores para submissão e/ou processamento dos artigos submetidos.
-
Política anti-plágio
A Saberes Plurais utiliza e recomenda a utilização de ferramentas para identificação de plágio.
A partir de janeiro de 2023, a revista utiliza, para análise de similaridade textual, o software Originality da plataforma da Turnitin. Em caso de identificação de plágio em qualquer etapa de avaliação, o artigo será rejeitado. -
Aspectos da ética em pesquisa (seres humanos)
Estudos que envolvam seres humanos (artigos originais) deverão estar de acordo com a Resolução 466/2012 (disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf), do Conselho Nacional de Saúde e/ou com a Declaração de Helsinki. Deverá constar, na metodologia destes artigos, a informação sobre a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com respectivo número do parecer de aprovação. Além disso, no momento de submissão do artigo é obrigatório o envio, como documento suplementar, do parecer consubstanciado de aprovação do CEP. Submissões que não apresentarem a documentação descrita serão imediatamente rejeitadas antes da revisão por pares.
-
Correções e retratação
Em caso de correções e retração são adotadas as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE).
Editorial
Texto temático de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados (até 3.000 palavras).
Comentários
Contempla textos curtos, notas ou opiniões sobre temas relavantes para a área da educação e/ou saúde, oferecendo informações complementares, contribuições ou críticas respeitosas e construtivas, de modo a alimentar o debate acadêmico e técnico da produção do campo (até 3.000 palavras).
Ensaios e debates
Textos baseados em discussões teóricas, metodológicas ou temáticas que tragam aspectos inovadores ou problematizem questões em pauta no campo de interesse da revista (até 6.000 palavras).
Experiências docentes e discentes
Relatos de experiências nas áreas de pesquisa, ensino e prestação de serviços de saúde (até 6.000 palavras).
Artigos originais
Textos analíticos resultantes de pesquisas originais teóricas ou empíricas referentes a temas de interesse para a revista (até 6.000 palavras).
Importante:
- Artigos originais envolvendo seres humanos deverão, necessariamente, apresentar a informação sobre a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), incluindo o número do parecer de aprovação.
- Estudos observacionais: Observar recomendações do checklist STROBE para a preparação do manuscrito (https://www.strobe-statement.org/).
- Estudos qualitativos: Observar orientações do checklist COREQ (https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966?login=false) ou SRQR (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/).
- Revisões integrativas da literatura: O uso da estratégia PICO (acrônimo para P: população/pacientes; I: intervenção; C: comparação/controle; O: desfecho/outcome) ou PECO (substitui a palavra "Intervenção" por "Exposição) deve permear a construção da pergunta da pesquisa.
- Revisões sistemáticas e meta-análises: Devem seguir as orientações do PRISMA (https://prisma-statement.org//) ou MOOSE (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/meta-analysis-of-observational-studies-in-epidemiology-a-proposal-for-reporting-meta-analysis-of-observational-studies-in-epidemiology-moose-group/). Revisões sistemáticas devem ter registro no banco de dados PROSPERO.
- Ensaios Clínicos: Há a exigência de registro de ensaios clínicos nos Provedores de Dados da ICTRP, ReBEC ou outros, quando aprovado pelo Comitê Nacional de Ética e antes da seleção de pacientes para pesquisa. O nome da base de dados, sigla e/ou número do ensaio clínico devem constar ao final do resumo do artigo.
Artigos especiais
Textos que tratem de temas contemporâneos e/ou inovadores, que busquem aprofundar questões teórico-práticas na saúde pública (até 6.000 palavras).
Resenhas
Descrição e análise de um texto ou de um filme no campo de interesse da revista (até 1.500 palavras).
Boletim
Publicação que tem o objetivo de divulgar conteúdos educacionais relevantes para a Saúde Coletiva, assim como resultados de pesquisas, sendo de caráter técnico-científico, de acesso livre e em formato eletrônico (de 4 a 6 páginas). Deve apresentar Resumo/Abstract/Resumen e palavras-chave/keywords/palavras clave. É avaliado pelos pares.
Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS
Trabalhos, no formato de resumo, exclusivamente para a II MOSTRA DE PROJETOS E PRODUTOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO NO SUS: Inovação da educação na saúde: os desafios do cotidiano.
Resumo de relato de experiência em Saúde Coletiva: autor(es) deve(m) relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução, análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Saúde Coletiva. Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Os resumos NÃO devem conter nenhuma identificação que os exclua por quebra de anonimato. Os(As) autores(as) deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa. Também, os(as) autores(as) deverão se responsabilizar pela correção ortográfica e gramatical, bem como pela adequação do resumo às orientações:
Ensaios e as pesquisas com conclusão parciais ou finais: devem evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual na análise. O texto deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, metodologia, análises (parciais ou finais) e conclusões.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sobre a Licença Creative Commons Attibution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para assumir distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (consultar O efeito do acesso aberto).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.