Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Apresentação e estrutura dos manuscritos

    Os originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês e digitados em Folha A4, fonte Times New Roman tamanho 12, em página tamanho A4, margens de 3,0 cm (superior, esquerda) e 2,0 cm (inferior, direita), espaçamento entre linhas 1,5, letra Times New Roman 12, alinhamento justificado (exceção para a lista de Referências). Os textos devem ser salvos no formato doc/docx ou compatível.
    Serão aceitos artigos com até seis (6) autores. Artigos com maior número de autores serão avaliados pela Equipe Editorial da Revista.
    Os artigos deverão respeitar o número máximo de palavras recomendadas para cada seção (Consultar Políticas de Seção), excluindo as referências, notas, figuras e tabelas/quadros/ilustrações.
    Os autores deverão acordar com Declaração de Conflitos de interesses no momento da submissão do artigo.
    Os autores devem declarar na carta ao editor (arquivo suplementar) que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade. Devem vir acompanhados de uma Folha de rosto.

    Quanto à estrutura, os artigos deverão seguir as seguintes orientações:
    Título: máximo de 20 palavras.
    Artigo de pesquisa (original): Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão/Considerações Finais.
    Artigo de pesquisa de revisão de literatura (original): Introdução, Metodologia (com estratégia de busca de artigos/trabalhos), Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais, Referências.
    Artigo de relato de experiência: Introdução, Relato de Experiência, Discussão, Conclusão/Considerações Finais, Referências.
    Artigos especiais: Seguir a estrutura de artigo de pesquisa original.
    Comentários/Ensaios e Debates: Introdução, Desenvolvimento/Argumentação, Conclusão/Considerações Finais, Referências
    Boletim Informativo (pesquisa): Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações Finais, Referências.
    Boletim Informativo (relato de experiência): Introdução, Relato de Experiência, Discussão, Conclusão/Considerações Finais, Referências.

    Sobre a estrutura dos artigos, consultar o modelo:

    Template artigo



    Introdução
    Deve apresentar com clareza a contextualização do assunto, a justificativa e o objetivo do trabalho e sua relação com os outros trabalhos na mesma linha ou área. Extensas revisões de literatura devem ser evitadas e quando possível substituídas por referências aos trabalhos mais recentes, integrado em um mesmo parágrafo diferentes autores/ideias, . O objetivo deve constar no último parágrafo da Introdução.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, entrada de parágrafo 1,5 cm.
    Evitar frases longas, que dificultam o entendimento da ideia apresentada.
    Na Introdução não se recomenda o uso de citações diretas, mas é preciso que haja a apresentação do referencial teórico do artigo.

    Metodologia
    A descrição da metodologia utilizada deve ser suficientemente objetiva para possibilitar a perfeita compreensão e repetição do trabalho, não sendo extensa.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
    Estudos envolvendo seres humanos (pesquisas originais) devem apresentar, necessariamente, a informação sobre a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o número do parecer de aprovação.

    Resultados
    Deverão ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas, quadros e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Dados estatísticos e material textual de pesquisa qualitativa devem ser submetidos a análises apropriadas.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

    Discussão
    Deve ser restrita ao significado dos dados obtidos, resultados alcançados, relação com o conhecimento já existente, sendo evitadas hipóteses não fundamentadas nos resultados. As limitações do estudo devem ser apresentadas na Discussão.
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

    Conclusão/Considerações finais
    Devem estar de acordo com os objetivos e fundamentadas nos resultados do estudo. Não deve aparecer na conclusão nenhuma questão que não foi abordada durante o texto e o fim da conclusão deve indicar no que o artigo contribuiu para a área do conhecimento.
    Não se recomenda citações no texto da conclusão/Considerações finais
    Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5

    Agradecimentos (quando houver)

    Contribuição dos autores
    Descrever a contribuição de cada autor do artigo no texto.

    Referências
    As Referências devem ser apresentadas ao final do trabalho e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, de acordo com as normas da ABNT.
    Tamanho 12, alinhado à esquerda, espaçamento simples, Separadas com um espaço simples (1,0).
    O destaque tipográfico adotado pela revista é o negrito.
    O et al. deve ser apresentado em itálico (nas citações e Referências).
    Os pré-nomes dos autores devem ser apresentados na forma abreviada.
    Serão aceitas no máximo 30 referências por artigo, com exceção das revisões de literatura. Os autores são responsáveis pela exatidão das referências citadas no texto.

    O texto do artigo não deve conter informações que permitam identificar os autores ou instituições a qual se vinculem. Estas informações devem ser apresentadas na Folha de rosto.
  • Folha de rosto

    Deve ser submetida como documento suplementar, contendo:

    - Título em português, espanhol e inglês, breve e indicativo da exata finalidade do trabalho. Até 20 palavras (letras maiúsculas, em negrito e alinhamento justificado).

    - Nome completo dos autores com a indicação de apenas um título universitário (exemplo: graduando, mestrando ou doutorando em... ou graduado, mestre ou doutor em) e/ou uma vinculação à instituição de ensino ou pesquisa que indique a sua autoridade em relação ao assunto (exemplo: Professor do departamento /Faculdade ou Curso /IES escrita por extenso e a respectiva sigla), cidade, país.

    - Identificação ORCID (caso os autores não sejam ainda cadastrados, acessar: ORCID - https://orcid.org/signin)

    - Nome, e-mail e endereço completo do autor correspondente.


    Para a construção de Folha de Rosto, consultar o modelo:

    Template folha de rosto

  • Resumo

    Deve preceder o texto e estar apresentado em português. Representa a síntese do conteúdo, expondo objetivo (que pode ser antecedido por uma ideia introdutória - decisão dos autores), metodologia (ou descrição da experiência), resultados e conclusões, não excedendo 300 palavras. A revista adota o formato de resumo não estruturado, ou seja, sem subtítulos, em parágrafo único. O resumo deve conter: - Introdução/Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Conclusão/Considerações Finais (Artigo original: pesquisas). - Introdução/Objetivo(s), Estratégia de busca de artigos/trabalhos, Resultados e Conclusão/Considerações Finais (Artigo original: revisão de literatura). - Introdução/Objetivo(s), Relato de Experiência e Considerações Finais (Relato de Experiências docentes e discentes). - Introdução/Objetivo (s), Discussão e Considerações Finais (Comentários ou Ensaios). Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaço simples.
    Palavras-chave: Devem ser escritas com a inicial em maiúsculo e separadas por ponto. De três a seis palavras-chave. Para sua determinação, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde – DeCS em http://decs.bvs.br

    Abstract ou Resumen
    Abstract (inglês) e Resumen (Espanhol) devem apresentar após o resumo e palavras-chave. Devem incluir as Keywords e Palabras clave (de 3 a 6, separadas por ponto) que identifiquem o conteúdo do artigo.

  • Citações e Referências

    Devem seguir o padrão da ABNT.

    As citações devem obedecer à forma (sobrenome do autor, ano - para citações indiretas) ou (sobrenome do autor, ano, p. xx - para citações diretas). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data.

    As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão estar com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), com espaçamento simples e recuo de parágrafo de 4 (quatro) cm e identificadas com nome do autor, ano de publicação, número de página.

    As citações diretas com até três linhas deverão estar com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze) destacadas por aspas duplas no corpo do texto, seguidas e identificadas com nome do autor, ano de publicação, número de página entre parênteses.

    As Referências devem ser apresentadas ao final do trabalho e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor.

  • Tabelas e Quadros

    Tabelas e Quadros devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, sendo apresentadas em páginas separadas em documento (Word) suplementar intitulado “Tabelas” e “Quadros”. As respectivas legendas deverão ser concisas e localizadas acima das Tabelas e Quadros. Os mesmos deverão estar formatados de acordo com as especificações técnicas, não sendo aceitas formatações de estilo. Deverão ser indicados os locais no texto para inserção das Tabelas e Quadros.
    Orientações de apresentação (adaptação da norma ABNT).
    • Inserir o mais próximo possível do texto a que se referem.
    • No topo da Tabela e Quadro inserir o tipo, número sequencial e título.
    • Não serão aceitas Tabelas e Quadros sem título.
    • Centralizar imagem, título e fonte de consulta.
    • Utilizar fonte tamanho 12 para os títulos.
    • Na parte inferior, citar a fonte de consulta (mesmo que seja o próprio autor do trabalho) em tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples (1,0).
    • Não serão aceitas Tabelas e Quadros sem fonte de consulta, mesmo que seja produção do próprio autor. Utilize a expressão “Dados da pesquisa” ou “Elaborado pelos autores”, “Elaborado pelas autoras”, caso sejam originais do manuscrito.

  • Ilustrações

    Ilustrações (gráficos, desenhos, esquemas, fotografias etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, apresentadas em arquivos separados e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As respectivas legendas deverão ser concisas, localizadas abaixo e precedidas da numeração correspondente. Deverão ser fornecidas em arquivos formato tif ou jpg, tamanho mínimo 10 x 15 cm e resolução mínima de 300 dpi. Não serão aceitas ilustrações em Word ou Power Point. Deverão ser indicados os locais no texto para inserção das ilustrações. Montagens com várias ilustrações não dispensam a indicação de todas as fontes de consulta.

  • Boletim informativo

    A apresentação do Boletim informativo deve estar no formato de arquivo editável (preferencialmente  powerpoint, com texto organizado em colunas) e ter tamanho de até quatro (4) páginas.

    Resumo, palavras-chave e lista de Referências são itens obrigatórios da seção. 

    Citações e Referências devem seguir a normatização ABNT.


    Template Boletim Informativo.

  • Itens a serem observados na digitação dos textos 

    Aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional, expressão et al. e para palavras estrangeiras e neologismos.

  • Política de encargos

    A revista não cobra encargos financeiros (taxas) aos autores para submissão e/ou processamento dos artigos submetidos.

  • Plágio

    A Saberes Plurais utiliza e recomenda a utilização de ferramentas para identificação de plágio.

Diretrizes para Autores

A revista Saberes Plurais: Educação na Saúde do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aceita publicação de artigos que centrem sua discussão na área do ensino na/em saúde/Saúde Coletiva, resultantes de estudos teóricos, pesquisas empíricas, análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área. Os artigos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos

A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição ao ensino na/em saúde, dentro da linha editorial da revista. Também são fundamentais a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica e a qualidade do texto.

O encaminhamento dos originais é feito por meio do endereço eletrônico https://seer.ufrgs.br/saberesplurais/login. A submissão on-line é simples e segura.

Atenção: Para submeter um original para publicação, é essencial que o autor proponente esteja cadastrado com papel de autor. Isso pode ser feito clicando na aba "página do usuário" e, em seguida, em "editar meu perfil".

Diretrizes para autores atualizadas em novembro de 2022. 

Comentários

Contempla textos curtos, notas ou opiniões sobre temas relavantes para a área da educação e/ou saúde, oferecendo informações complementares, contribuições ou críticas respeitosas e construtivas, de modo a alimentar o debate acadêmico e técnico da produção do campo (até 3.000 palavras). 

Ensaios e debates

Textos baseados em discussões teóricas, metodológicas ou temáticas que tragam aspectos inovadores ou problematizem questões em pauta no campo de interesse da revista (até 6.000 palavras).

Experiências docentes e discentes

Relatos de experiências nas áreas de pesquisa, ensino e prestação de serviços de saúde (até 6.000 palavras).

Artigos originais

Textos analíticos resultantes de pesquisas originais teóricas ou empíricas referentes a temas de interesse para a revista (até 6.000 palavras).

Importante: Artigos originais envolvendo seres humanos deverão, necessariamente, ter aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Artigos especiais

Textos que tratem de temas contemporâneos e/ou inovadores (ética, bioética, direitos humanos e políticas afirmativas, novas metodologias de ensino, COVID-19, entre outros), que busquem aprofundar questões teórico-práticas nas áreas da educação e saúde (até 6.000 palavras).

Resenhas

Descrição e análise de um texto ou de um filme no campo de interesse da revista (até 1.500 palavras).

Boletim informativo

Boletim informativo é um tipo de publicação que aborda um determinado assunto e é usado para fornecer informações. Na Saberes Plurais, os Boletins Informativos têm o objetivo de divulgar resultados e análises de pesquisas, sendo de caráter técnico-científico, de acesso livre e em formato eletrônico (até quatro páginas).

 

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Esta seção receberá trabalhos, no formato de resumo, exclusivamente para a II MOSTRA DE PROJETOS E PRODUTOS TÉCNICOS DE EDUCAÇÃO NO SUS: Inovação da educação na saúde: os desafios do cotidiano.

Data limite para envio de resumos: 28 de fevereiro de 2022 às 23h55min (horário de Brasília).

RESULTADOS SERÃO DIVULGADOS A PARTIR DE 19-3-2022 (autores receberão email pela plataforma de sumissão da Revista).

Resumo de Relato de Experiência em Saúde Coletiva: autor(es) deve(m) relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução, análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Saúde Coletiva. Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Os resumos NÃO devem conter nenhuma identificação que os exclua por quebra de anonimato. Os(As) autores(as) deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa. Também, os(as) autores(as) deverão se responsabilizar pela correção ortográfica e gramatical, bem como pela adequação do resumo às orientações:

● Papel tamanho A4

● Margem superior e esquerda com 3 cm e margem inferior e direita com 2 cm

● Título maiúsculo negrito justificado

● Letra Times New Roman

● Fonte 12

● Espaçamento entre linhas simples (1,0)

● Conter até 300 palavras

● Ao final do resumo, incluir palavras-chave (de 3 a 6, separadas por ponto) que identifiquem o conteúdo do artigo. Para sua determinação, consulte a lista de Descritores em Ciências da Saúde – DeCS em http://decs.bvs.br

Também serão aceitos como resumo os ensaios e as pesquisas com conclusão parciais ou finais, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. O texto deverá ter problemática anunciada e desenvolvida, metodologia, análises (parciais ou finais) e conclusões.

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