CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS AUDIOVISUAIS INCLUSIVOS PARA ORIENTAÇÃO DO USO DE DISPOSITIVOS INALATÓRIOS A PACIENTES COM ASMA

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Resumo

A orientação correta do uso dos dispositivos inalatórios pressurizados (DIP) para pacientes com asma é importante. Nesse contexto, o farmacêutico atua como educador em saúde. A utilização de materiais educativos audiovisuais (MEA) qualificam o manejo do tratamento medicamentoso desses pacientes. O objetivo do estudo foi descrever a construção de MEA sobre a utilização dos DIP para o tratamento da asma. Realizou-se desenvolvimento de tecnologia educativa, com elaboração de MEA com orientações para utilização dos DIP e espaçador artesanal, entre janeiro e fevereiro de 2022. Os MEA foram produzidos em cinco etapas: revisão da literatura, criação do roteiro, filmagem dos processos, gravação de áudio, validação por especialistas e divulgação no site do Ministério da Saúde. Foram elaborados, por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR/UFRGS) e estudantes da Faculdade de Farmácia (FACFAR/UFRGS), quatro MEA: (1) Como utilizar o seu DIP (2) Como fazer seu espaçador artesanal (3) Como utilizar seu DIP com espaçador artesanal (4) Limpeza do espaçador artesanal. Para inclusão de diversidades, os MEA foram legendados e acrescidos narração e interpretação com tradução em libras, para contemplar diferentes possibilidades de acesso ao material educativo. As adequações foram realizadas conforme avaliação dos especialistas. O papel do farmacêutico como educador em saúde na orientação do uso dos DIP, minimiza problemas relacionados a medicamentos, o surgimento de possíveis eventos adversos e melhora a qualidade de vida de pacientes com asma. A inserção de diferentes formas de linguagem nestes MEA possibilita maior utilização inclusive deste material.

Palavras-chave: Educação em saúde.Recursos audiovisuais. Inaladores dosimetrados.Espaçadores de inalação. Asma.

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Biografia do Autor

Stella Pegoraro Alves-Zarpelon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGASFAR/UFRGS

Carine Líbio dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACFAR/UFRGS)

Diogo Pilger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Denise Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2022-11-14

Como Citar

ALVES-ZARPELON, S. P.; SANTOS, C. L. dos .; PILGER, D.; BUENO, D. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS AUDIOVISUAIS INCLUSIVOS PARA ORIENTAÇÃO DO USO DE DISPOSITIVOS INALATÓRIOS A PACIENTES COM ASMA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 77, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122537. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS