AÇÃO-REFLEXÃO-TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS ARTICULADOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.126071

Palavras-chave:

Educação, Saúde, COVID-19, Sistema Único de Saúde

Resumo

O viver um período pandêmico segue nos desafiando e gerando novas experiências e perguntas/questões de pesquisa. As produções da primeira edição de 2022 da ‘Saberes Plurais: educação na saúde’ expressam este viver. Os relatos de experiência abordam as temáticas da educação em saúde – produção de materiais educativos audiovisuais para pacientes com asmas e de materiais educativos digitais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)  e intervenções com adolescentes escolares –, e da educação permanente de profissionais da saúde. Os artigos originais mobilizam, a partir de diferentes metodologias, a educação interprofissional nas Residências Multiprofissionais, as tecnologias educacionais para a consulta do profissional enfermeiro, a formação para a preceptoria e a saúde mental de estudantes do curso de Medicina. Por fim, um ensaio crítico discute os custos psicossociais da pandemia nas sociedades que integram a União Europeia. São textos que nos permitem a análise-reflexão de problemáticas que articulam questões da Educação e da Saúde, tanto na formação quanto no processo de cuidado em saúde, trazendo-nos a possibilidade de aprender ‘com’ e ‘sobre’ o outro. A intenção é essa: inspiração, ação e transformação!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Mariangela Kraemer Lenz Ziede, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora da área da Aprendizagem em Ambientes Digitais do Departamento de Estudos Básicos, Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

TOASSI, R. F. C.; ZIEDE, M. K. L. AÇÃO-REFLEXÃO-TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS ARTICULADOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 3–4, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.126071. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/126071. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.