EXPERIÊNCIAS EXTRACURRICULARES E DISPONIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE NA GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128200Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Universidades, Relações Interprofissionais, CurrículoResumo
A educação interprofissional em saúde (EIP) é um modelo de formação, cuja finalidade é preparar estudantes e profissionais da saúde para que desenvolvam habilidades para o trabalho colaborativo em equipe. Este estudo teve o objetivo de avaliar a adequação psicométrica da Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS-40), a disponibilidade e as experiências dos estudantes de cursos de graduação em saúde para o aprendizado interprofissional. Tratou-se de uma pesquisa do tipo survey correlacional realizado em uma universidade federal brasileira. A amostra contou com 168 estudantes da graduação de cursos da saúde que responderam à RIPLS-40. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, seguidos de análise estatística comparativa. A RIPLS-40, com três fatores, foi confirmada como uma escala com índices aceitáveis para avaliar a disponibilidade de estudantes para a aprendizagem interprofissional (CFI=0,91, TLI=0,91 e RMSEA=0,058). Atividades de ‘extensão’ (n=22; 13,5%) e ‘atividades extracurriculares diversas’ (n=25;15,7%) foram indicadas pelos estudantes como experiências interprofissionais na graduação. A EIP foi predominante em atividades extracurriculares. Os estudantes mostraram atitudes positivas para o aprendizado interprofissional, o que indica um cenário favorável para a implementação e fortalecimento da EIP nos currículos dos cursos de graduação da saúde. A RIPLS-40 demonstra indicadores psicométricos favoráveis, porém, com menor coeficiente de consistência interna no fator 2 – ‘identidade profissional’.
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