TELEODONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS E NO CUIDADO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i1.135603

Palavras-chave:

Assistência Odontológica, Atenção Primária à Saúde, Educação em Odontologia, Sistema Único de Saúde, Teleodontologia

Resumo

Objetivo: Analisar o uso da teleodontologia na Atenção Básica à Saúde (ABS), na perspectiva da educação de profissionais e do cuidado em saúde no Brasil. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com consulta às bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed). Descritores controlados junto ao Dicionário de Descritores em Ciências da Saúde foram combinados, nos idiomas português e inglês (teleodontologia/teledentistry, Brasil/Brazil, Atenção Primária à Saúde/Primary Health Care; educação/education; assistência odontológica/dental care). Os critérios de inclusão contemplaram artigos científicos (ensaios, editoriais, comentários, revisões de literatura, relatos de experiência/caso, pesquisas empíricas) relacionados ao tema do estudo, publicados de 2007 a março de 2022. Foram excluídas publicações duplicadas, cartas e trabalhos acadêmicos. Resultados: Foram analisados 17 artigos, publicados de 2008 a 2021. Os resultados mostraram a teleodontologia utilizada na ABS em ações de tele-educação (cursos a distância, videoconferências), telediagnóstico (diagnóstico de lesões orais), teleconsultorias (apoiando profissionais da saúde em dúvidas e encaminhamentos), telemonitoramento de pacientes e teleconsultas durante a pandemia de COVID-19. Sua utilização foi associada ao fortalecimento da ABS, aumento da resolubilidade em saúde, da coordenação de encaminhamentos e do acesso aos serviços de saúde a pacientes moradores de áreas rurais. Falta de treinamento, resistência dos profissionais em relação ao uso de tecnologias da informação e comunicação, acesso limitado à internet, fragilidades de infraestrutura e questões relacionadas à segurança dos pacientes, foram barreiras identificadas relacionadas à utilização da teleodontologia. Conclusão: A teleodontologia foi uma ferramenta utilizada e valorizada no contexto do cuidado em saúde bucal na ABS para profissionais e pacientes, ampliando o acesso e sendo resolutiva ao reduzir os encaminhamentos às especialidades odontológicas. Tem potencial de crescimento e expansão no Sistema Único de Saúde, desde que as barreiras sejam consideradas.

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Biografia do Autor

Jéssica Rodriguez Strey, Sociedade Sulina Divina Providência. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgiã-dentista da Estratégia de Saúde da Família, Sociedade Sulina Divina Providência, Porto Alegre, Brasil. Especialista em Estomatologia (Residência Integrada em Saúde Bucal - Estomatologia) e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPG EnSau) da UFRGS, Porto Alegre, Brasil

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

STREY, J. R.; TOASSI, R. F. C. TELEODONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS E NO CUIDADO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO BRASIL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e135603, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i1.135603. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/135603. Acesso em: 25 jun. 2025.

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