EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

DA PESQUISA AOS PRODUTOS

Autores/as

Resumen

A pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – ‘Caminhos da Educação Interprofissional no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre’ – busca compreender como a educação interprofissional (EIP) se articula à formação na Residência. A partir dos resultados da pesquisa e do diálogo com a literatura, o produto técnico proposto é o planejamento e oferecimento de um curso com módulo temático sobre Interprofissionalidade e um artigo para divulgação dos principais achados. Trata-se de pesquisa qualitativa de base fenomenológica, aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da UFRGS e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A mestranda-pesquisadora cursou a disciplina eletiva Fenomenologia que aprofundou a perspectiva teórico-metodológica e a utilização do software ATLAS.ti, para apoio da organização do material qualitativo e estruturação dos resultados. A produção dos dados prevê a realização de entrevistas com os residentes do segundo ano, a partir de abril de 2022. Entre as potencialidades desta pesquisa identifica-se a melhor compreensão sobre a fenomenologia, o momento de vivência dos residentes da segunda turma do Programa, a estabilização do cenário pandêmico e a vacinação instituída, proporcionando maior segurança epidemiológica para as entrevistas. Os desafios estão relacionados à reorganização da Atenção Primária à Saúde do município e à mudança do local de trabalho/atribuições da mestranda-pesquisadora. A pesquisa tem a intencionalidade de analisar e qualificar a EIP como estratégica pedagógica de ensino-aprendizagem-avaliação da formação da força de trabalho em saúde do país.

Palavras-chave: Educação interprofissional. Relações Interprofissionais. Internato e Residência. Atenção Primária à Saúde. Sistema Único de Saúde.

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Biografía del autor/a

Aline Vieira Medeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMSPOA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Especialização em Enfermagem Obstétrica e em Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Mestra em Saúde Coletiva. Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

MEDEIROS, A. V.; TOASSI, R. F. C. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DA PESQUISA AOS PRODUTOS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 52, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122704. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

Anales - II Muestra de Proyectos y Productos de Educación Técnica en el SUS

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