AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR NECESSIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS EQUIPES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PORTO ALEGRE – RS

Autores

  • Fernanda Picetti dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mariana Santiago Siqueira Prefeitura Municipal de Gravataí. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Roger dos Santos Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-7315-1200

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v4i1.100730

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Recursos Humanos

Resumo

A avaliação de desempenho pode se apresentar como importante instrumento para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento da formulação de estratégias para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as avaliações anuais de desempenho dos trabalhadores nas equipes de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre – RS, no ano de 2016. Propõe-se a identificar as necessidades educacionais que emergem a partir dos resultados das avaliações de desempenho e que demandam novas práticas. Para tanto, foi utilizada uma abordagem quantitativa e descritiva. O estudo foi realizado a partir das
avaliações funcionais dos trabalhadores da Atenção Primária do município de Porto Alegre que a tenham realizado no ano de 2016, totalizando 1.288 avaliações de diferentes categorias profissionais. Os dados foram obtidos sem a identificação dos participantes. Na análise, emergiram quatro necessidades educacionais principais que demandam novas práticas: (i) dificuldade dos trabalhadores em saúde de promover a mobilização e a participação da comunidade na efetivação do controle social, reforçando a importância da formação e/ou efetivação dos Conselhos de Saúde; (ii) participação
infrequente nas ações de educação na saúde para os trabalhadores da Unidade de Saúde e pouca contribuição nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no âmbito local; (iii) identificação de parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais; e (iv) frequência insuficiente de realização de atividades de educação em saúde com a população. Os dados disponibilizados permitiriam um desdobramento ainda maior de informações a serem analisadas, porém, devido à concentração desprendida no enfoque proposto, os autores detiveram-se nos itens com resultados mais expressivos. Torna-se fundamental um planejamento estratégico a fim de possibilitar que os dados provenientes das avaliações de desempenho sejam anualmente analisados e utilizados para aperfeiçoamento contínuo da gestão local dos trabalhadores da saúde.

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Biografia do Autor

Fernanda Picetti dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Administradora. Grupo Hospitalar Conceição, Gerência de Recursos Humanos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestra em Ensino na Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Mariana Santiago Siqueira, Prefeitura Municipal de Gravataí. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Prefeitura Municipal de Gravataí, Secretaria Municipal de Saúde, Gravataí, Brasil. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Roger dos Santos Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

SANTOS, F. P. dos; SIQUEIRA, M. S.; ROSA, R. dos S. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR NECESSIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS EQUIPES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PORTO ALEGRE – RS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–98, 2020. DOI: 10.54909/sp.v4i1.100730. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/100730. Acesso em: 27 abr. 2025.

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