CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA E SAÚDE MENTAL
ELABORAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Resumo
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Guaíba/RS (município com aproximadamente 98 mil habitantes) apresenta limitações para o planejamento das ações devido a dificuldades na elaboração do diagnóstico da utilização dos serviços. A Classificação Internacional de Atenção Primária – 2ª edição (CIAP-2) não tem sido utilizada de forma adequada nos registros dos atendimentos. O objetivo do trabalho foi qualificar os registros dos atendimentos relacionados à saúde mental mediante a elaboração de material didático para utilização por profissionais de saúde. Na etapa inicial, foi realizado um levantamento preliminar com base em relatórios administrativos públicos da codificação dos atendimentos de atenção primária à saúde (APS) realizada pelos profissionais da RAPS municipal relativos ao ano de 2021. Dos 99.053 atendimentos analisados, observou-se elevada quantidade de codificação inespecífica - 71.449 (72,1%) de códigos do capítulo A (Geral e Inespecífico). A codificação inespecífica impossibilita o conhecimento adequado do perfil de utilização dos serviços. Os códigos de classificação dos capítulos psicológico (P) e problemas sociais (Z) foram utilizados respectivamente em 3.424 (3,4%) e 572 (0,5%) atendimentos. A imprecisão nos dados acerca dos atendimentos em saúde mental realizados no âmbito da APS é uma realidade que estimulou os autores a estruturar a futura produção de material didático para a melhoria da situação.
Palavras-chave: Gestão da Informação em Saúde. Saúde Mental. Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).