TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

DESAFIOS E POTENCIALIDADES IDENTIFICADOS PELAS COORDENAÇÕES REGIONAIS DE ATENÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128237

Palavras-chave:

Tuberculose, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada.

Resumo

Este artigo tem por objetivo conhecer os desafios e as potencialidades da atenção primária à saúde (APS) em relação ao cuidado da tuberculose, buscando traçar estratégias de educação permanente em saúde que qualifiquem o atendimento à tuberculose prestado pelas equipes neste âmbito de atenção. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo com análise qualitativa, desenvolvida com as 19 coordenações regionais de atenção básica do Estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado um questionário autoaplicado, individual, utilizando a ferramenta Google Forms. O questionário foi composto por 11 perguntas, das quais duas relativas ao objetivo deste artigo. Dos 19 participantes, foram obtidas 15 respostas, três abstenções e uma negativa. A necessidade de formação e conscientização dos profissionais da APS em relação à tuberculose e às questões de vulnerabilidade social, foram os principais desafios apontados. Dentre as potencialidades identificadas, destacou-se a proximidade com o usuário, a presença de equipe multidisciplinar e do agente comunitário de saúde e a possibilidade de realização do tratamento diretamente observado. Deste modo, assim como existem múltiplas potencialidades na APS, também há, ainda, muitos desafios a serem enfrentados para qualificar o cuidado de usuários acometidos pela tuberculose, sendo essencial promover por meio de espaços de educação permanente processos de desacomodação e ressignificação do  modo de produzir cuidado.

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Biografia do Autor

Janilce Dorneles de Quadros, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS)

Mestra em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 

Roger dos Santos Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Epidemiologia, Mestre em Administração - área de Finanças, especialista em Medicina Preventiva e Social/Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em Saúde Pública. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Administração Pública/UFRGS. Professor do Departamento de Medicina Social da UFRGS e Analista do Banco Central do Brasil, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador o Curso de Especialização em Saúde Pública, UFRGS. Professor orientador do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva, do Doutorado em Epidemiologia e dos Mestrados Profissionais em Ensino na Saúde e Saúde da Família. Coordena o Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades, UFRGS. Atua na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública com interesse nos temas epidemiologia, administração e planejamento em saúde, vigilância em saúde, economia da saúde e administração pública

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Escola de Enfermagem, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Michele Neves Meneses, Prefeitura Municipal de Rio Grande. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira da Prefeitura Municipal de Rio Grande. Educadora Popular em Saúde. Especialista em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Mestre em Ensino na Saúde (UFRGS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFRGS. Integrante do Coletivo Povaréu Sul - Arte, Saúde e Educação Popular, Movimento Popular de Saúde e Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

QUADROS, J. D. de; ROSA, R. dos S.; ROCHA, C. M. F.; MENESES, M. N. TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES IDENTIFICADOS PELAS COORDENAÇÕES REGIONAIS DE ATENÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128237. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128237. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais

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