O Financiamento da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná, 2013 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907144753

Palavras-chave:

Federalismo, Educação, Financiamento da Educação Básica

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender a estrutura federativa e a dinâmica da política de financiamento da educação básica pública no Estado brasileiro, bem como analisar como essa estrutura e dinâmica se efetivaram na política de financiamento da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná (PR). A questão que orientou a investigação foi: qual ente federado (União, Estado do Paraná ou município) mais contribuiu para o financiamento da Rede Pública Municipal de Cascavel (PR) no período de 2013 a 2021? Para atingir o objetivo proposto, adotou-se como método de procedimento para a investigação o método estatístico, além das técnicas documental e bibliográfica. Constatou-se que, a partir de 2019, em termos financeiros e percentuais, o município de Cascavel (PR) tornou-se o principal ente federado responsável pela provisão de receitas provenientes de impostos para o financiamento da política da Rede Pública Municipal de Ensino no período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Teixeira da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel/PR – Brasil

Érica Teixeira da Silva é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) (2011) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Unioeste (2021/2022). Professora estatutária da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná. Tem experiência em docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA), na Modalidade de Educação Especial e na Gestão Escolar. Integrante do Grupo de Estudo: O trabalho Pedagógico e a Pedagogia Histórico-Crítica e Grupo de Estudos. Atuando principalmente na seguinte temática: Política de Financiamento da Educação Básica e Pedagogia Histórico-Crítica.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; SANTANA, Wagner (Org.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010. p. 39-70.

AFONSO, José Roberto. Federalismo Fiscal Brasileiro: uma visão atualizada. Caderno Virtual, v. 1, n. 34, 2016.

AMARAL, Nelson Cardoso. Para compreender o financiamento da educação básica no Brasil. Brasília: Liber, 2012.

ARELARO, Lisete Regina Gomes; GIL, Juca. Política de fundos na educação: duas posições. Escritos sobre Políticas Públicas em Educação, p. 125, 2020.

ARRETCHE, Marta. Democracia, federalismo e centralização. Rio de Janeiro: Editora FGV; Editora Fiocruz, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 14 set., 2020.

BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Emenda constitucional nº14, de 16 de setembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc14.htm Acesso em: 14 setembro, 2020.

BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Emenda constitucional no 53, de 19 de dezembro de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm Acesso em: 14 set. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federal do Brasil. Emenda constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc108.htm#art1 Acesso em: 14 setembro, 2020.

BRASIL/IBGE. Cidades e Estados: Área Territorial. População Estimada (Cascavel/PR). 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.b ama Acesso em: 22 agos. 2023.

CASCAVEL. Lei nº 5.694, 22 de dezembro de 2010. Organiza o Sistema Municipal de Ensino - SME, e cria o Conselho Municipal de Educação de Cascavel - CME. Cascavel, 2010. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/c/cascavel/lei-ordinaria/2010/570/5694/lei-ordinaria-n-5694-2010-organiza-o-sistema-municipal-de-ensino-sme-e-cria-o-conselho-municipal-de-educacao-de-cascavel-cme Acesso em: 13 mar. 2023.

CASCAVEL. Prefeitura Municipal. Portal da Transparência. Relatórios Legais. Relatório Resumido da Execução Orçamentária. Demonstrativo Receitas e Despesas Manutenção do Ensino - MDE. Cascavel, 2021. Disponível em: https://cascavel.atende.net/transparencia/item/execucao-orcamentaria. Acesso em: 20 abr. 2021.

CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Tensões federativas no financiamento da educação básica: equidade, qualidade e coordenação federativa na assistência técnica e financeira da União. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A8JMVE

CURY, Carlos Roberto Jamil. A questão federativa e a educação escolar. Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: Unesco, p. 149-68, 2010.

DAVIES, Nicholas. Fundeb: a redenção da Educação Básica? Campinas: Autores Associados, 2008.

DAVIES, Nicholas. O Financiamento da Educação Estatal no Brasil: novos ou velhos desafios?. Revista Educação, PUC-Rio, n. 10, p. 31-63, 2012. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20042/20042.PDF. Acesso em: 10 set. 2022.

DAVIES, Nicholas; ALCÂNTARA, Alzira Batalha. Fundeb: uma avaliação da evolução do número de matrículas e escolas na educação básica. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 10, 2020.

DOURADO, Luiz Fernandes. Sistema Nacional de Educação, Federalismo e os obstáculos ao direito à educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, p. 761-785, 2013.

FARENZENA, Nalú. A complementação da União na Política de Fundos da Educação Básica (2006-2021). In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, 10., 2022: Florianópolis, SC. Anais [...]. São Paulo: FINEDUCA, 2022.

FARENZENA, Nalú. A Política de Fundos e as Responsabilidades Federativas pela Oferta de Educação Básica. Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre; São Paulo, v. 10, n. 21, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-103641 Acesso em: 09 nov. 2020.

FERREIRA, Paulo Rubem Santiago. O superávit primário e o financiamento federal da Educação Básica no Brasil: o impacto do superávit primário e o financiamento federal da Educação Básica no Brasil (1999- 2014). Belo Horizonte: Dialética, 2021.

MENEZES, Janaina SS. A vinculação constitucional de recursos para a educação: os (des) caminhos do ordenamento constitucional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 30, p. 149-163, 2008. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/5148/art10_30.pdf Acesso em 12 jul. 2024

NASCIMENTO, Iracema Santos. Pontos críticos do processo de negociação política na criação do Fundeb 1: A atuação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 11, 2021.

PINTO, José Marcelino de Rezende. Os recursos para Educação no Brasil no contexto das finanças públicas. Brasília: Editora Plano, 2000. 160 p.

PINTO, José Marcelino; CORREA, Bianca Cristina. Educação infantil e a política de fundos: como tem caminhado essa etapa educacional, em especial com a aprovação do Fundeb?. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 10, 2020.

REZENDE, Fernando. Federalismo fiscal no Brasil. Revista de Economia Política, v. 15, n. 3, p. 5-17, jul.-set. 1995.

SALVADOR, Evilásio. Fundo Público e seguridade social no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014- 2024): por uma outra política educacional. 5. ed. Campinas, Autores Associados, 2016.

SGUISSARDI, Valdemar. O financiamento como analisador das políticas públicas de educação superior. In: AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação superior: Estado x mercado. São Paulo: Cortez; Piracicaba, SP; Unimep, 2003.

SOUZA, Celina. Federalismo, desenho constitucional e instituições federativas no Brasil pós-1988. Revista de sociologia e política, p. 105-121, 2005.

SOUZA, Celina. Federalismo: teorias e conceitos revisitados. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 65, p. 27-48, 2008.

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Silva, Érica T. da. (2025). O Financiamento da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, Paraná, 2013 a 2021. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 15. https://doi.org/10.22491/2236-5907144753

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.