Considerações sobre a (des)Valorização Docente na Educação Básica nos Territórios das Amazônias e suas Interfaces com o Financiamento da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907152617

Palavras-chave:

Desvalorização Docente, Condições de Trabalho, Financiamento da Educação, Amazônia, Políticas Educacionais

Resumo

Este estudo aborda a (des)valorização docente na educação básica em territórios das Amazônias, considerando sua interface com a capacidade de financiamento da educação. O objetivo é analisar a relação entre o financiamento da educação e as políticas de valorização docente em municípios amazônicos, à luz de indicadores financeiros e normativos. Para tanto, são analisados dados de 2023 de 10 municípios dos estados do Pará e do Amapá, obtidos no SIOPE/FNDE, INEP, IBGE e nos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs). Os indicadores evidenciam limites estruturais da capacidade de financiamento municipal, com impactos diretos sobre a remuneração e as condições de trabalho docente, revelando desigualdades territoriais persistentes. Conclui-se que as políticas de valorização docente estão condicionadas a políticas mais amplas de ajuste fiscal e reformas gerenciais, que operam em antinomia com os princípios de valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daihana Maria dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Daihana Maria Dos Santos Costa é doutoranda em Educação (PPGED/UFPA). Mestra em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Psicopedagogia Institucional - Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como Técnica Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Belém.

Marcia Maria dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Marcia Maria dos Santos é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá. Especialização em Educação Especial, pela Faculdade Santa Fé/MA. Especialização em Política Educacional, pela UNIFAP. Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá - PPGED/ UNIFAP. Doutoranda do PPGED/UFPA/UEAP/turma Amapá. Associada da FINEDUCA e ANPAE. Integrante dos grupos de pesquisa GEMTE/UNIFAP e GEFIN/ICED/PPGED/UFPA. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas educacionais; PNEEs, inclusão, mercado de trabalho e acessibilidade na perspectiva inclusiva; Trabalho, condições de trabalho, carreira e remuneração docente do professor da Educação Básica com atuação na Educação Especial.

Rosana Maria Gemaque Rolim, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Rosana Maria Gemaque Rolim é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal do Pará, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação em Educação, do ICED/UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais da educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação Básica; custo-aluno; municipalização do ensino; Carreira e Remuneração de professores da educação básica e financiamento da educação em territórios da Amazônia.

Referências

BENTES, E. dos S.; AMIN, M. M. Influência do processo migratório no desenvolvimento sustentável da Amazônia. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 43., 2005, Ribeirão Preto, SP. Anais online [...]. Ribeirão Preto: SOBER, 2005. 331 p. ISBN 8590388832.

BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1943.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 1988.

BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Institui o piso salarial profissional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02, de 28 de maio de 2009. Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 2020.

BRASIL. Portaria Normativa MF nº 1.583, de 13 de dezembro de 2023. Estabelece os critérios para análise da capacidade de pagamento, da suficiência das contragarantias, do custo das operações de crédito e para a concessão de garantias da União. Diário Oficial da União, Brasília, 2023.

BRASIL. Sinopse Estatística da Educação Básica – INEP – 2023. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2024.

CALDERÓN, A; STRELEC, T; MARIM, V. Terceirização da administração da educação: as estratégias do mundo empresarial no universo educacional em questão. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 5, p. 127-143, 2010. Disponível em: https://app.utp.br/cadernosdepesquisa/pdfs/cad_pesq10/9_terceirizacao_cp10.pdf. Acesso em: 29 dez. 2025.

CASTRO, J. A; SADECK, F. Financiamento do gasto em educação das três esferas de governo em 2000. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2003. Texto para discussão, n. 955, jun. 2003. ISSN 1415‑4765. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/server/api/core/bitstreams/b789e6f2-2d83-4916-9836-c47227cb6493/content. Acesso em: 23 dez. 2025.

CORRÊA, S. R. M.; HAGE, S. A. M. Amazônia: a urgência e necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/multiculturais. Revista NERA, n. 18, p. 79-105, 2012. DOI: 10.47946/rnera.v0i18.1336. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1336. Acesso em: 10 dez. 2025.

FELDMAN, A.; COSTA, D. M. S. A Política de Contratação de Professores Temporários na Rede Municipal de Ensino de Cametá (Pará, Brasil, 2013–2020). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 29, n. 80, 2021.

FERNANDES, M. D. E.; BASSI, M. E.; ROLIM, R. M. G. Teacher remuneration in Brazil and the dispute of the public fund (2008–2020). Education Policy Analysis Archives, v. 30, p. 48, 2022. DOI: 10.14507/epaa.30.6751. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/6751. Acesso em: 01 dez. 2025.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 25. ed. São Paulo: Loyola, 1992. 352 p. ISBN 978-8515006793.

JACOMINI, M. A.; PENNA, M. G. O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 177-202, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238. Acesso em: 20 dez. 2025.

LEHER, R. Valorização do magistério. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (Org.) Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/430-1.pdf. Acesso em: 29 dez. 2025.

MÉSZÁROS, I. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado. Tradução de Maria Izabel Lagoa. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015. E-book. ISBN 978-85-7559-431-5.

SEKI, A. K.; SOUZA, A. G. de; GOMES, F. A.; EVANGELISTA, O. Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileira. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 942-959, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i3.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10526. Acesso em: 29 dez. 2025.

Publicado

2026-08-13

Como Citar

Costa, D. M. dos S., Santos, M. M. dos, & Rolim, R. M. G. (2026). Considerações sobre a (des)Valorização Docente na Educação Básica nos Territórios das Amazônias e suas Interfaces com o Financiamento da Educação. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 16. https://doi.org/10.22491/2236-5907152617

Edição

Seção

Seção Temática - Condições de Trabalho, Remuneração e Carreira Docente no Contexto Atual

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.