Uma Análise do Custo-Aluno em Escolas de uma Rede Municipal de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v8-80191Palavras-chave:
Custo-Aluno. Financiamento Da Educação. Políticas Educacionais.Resumo
O conhecimento dos custos educacionais pode auxiliar na gestão pública, principalmente na tomada de decisão sobre alocação e planejamento, além de ser uma importante ferramenta que pode facilitar o controle social dos recursos públicos. Dessa forma, este artigo tem o objetivo de estimar o custo-aluno real de escolas municipais de Curitiba e analisar possíveis disparidades entre os valores praticados. O cálculo é uma estimativa do custo-aluno real e refere-se ao montante destinado ao pagamento dos profissionais de educação. Foi realizado utilizando os microdados da folha de pagamento juntamente com os do Censo Escolar 2013. A análise considerou o total de 379 escolas, assim como divisões por etapa de ensino. Os resultados mostraram que há uma grande diferença no valor do custo-aluno entre as escolas e que as etapas e modalidades poderiam influenciar essa diferença. Ao analisar os custos por arranjo de etapas, foi possível observar que, apesar de a variância entre os valores do custo-aluno ter diminuído, a diferença era mantida, indicando a existência de outros elementos influenciadores para além das etapas da educação.
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