Educação, Mercado de Trabalho e Financiamento: contribuições de um economista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907139644

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho

Resumo

Educação, Mercado de Trabalho e Financiamento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert E. Verhine, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador/BA – Brasil

Robert E. Verhine concluiu o bacharelado (B.A.) em Economia pela University of California, o mestrado (M.A.) em Estudos Latino-americanos pela University of California e o doutorado (Ph.D.) em Educação pela Universität Hamburg. Nascido e criado na Califórnia (EUA), trabalha na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1977. Atualmente é Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Além disso, é membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), membro da Diretoria da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e Senior Fellow do Centro Lemann, localizado na Stanford University (EUA). Até recentemente, trabalhou com a CAPES, como Coordenador da Área de Educação (pela segunda vez) e como membro titular do seu Conselho Técnico Científico (CTC-ES), para o qual coordenou os Grupos de Trabalho (GT) referentes à autoavaliação e à educação a distância.

Referências

ALVES, D. B. Mercado e condições de trabalho de enfermagem. Salvador: Gráfica Central, 1987.

ANUNCIAÇÃO, M. P. P.; VERHINE, R. E. Relações entre as variações no compromisso financeiro dos municípios com a educação e o desempenho escolar, Eccos: Revista Científica, v. 8, n. 2, p. 313-328, 2006.

ARAGÃO, J. W. Os conselhos municipais do FUNDEF: gestão democrática e controle social. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.

BECKER, G. Human Capital. New York: Columbia University Press, 1964.

BLAUG, M. Introdução à economia da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

BLAUG, M. Where we are now in the economics of education. Economics of Education Review, v. 1, n. 4, p. 17-28, 1985.

BOWLES, S.; GINTIS, H. Schooling in capitalist America. New York: Basic Books, 1976.

BOWMAN, M. J. The human investment revolution in economic thought. Sociology of Education, v. 39, n. 2, p. 111-137, 1966.

BREWER, D. J.; PICUS, L. O. (Ed.). Encyclopedia of economics and finance. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014.

CARNOY, M. The political economy of education. Cambridge UK: Cambridge University Press, 2023.

CARNOY, M.; LEVIN, H.M. Schooling and work in a democratic state. Stanford, CA: Stanford University Press, 1984.

CASTRO, C. Investimento em educação no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1973.

CASTRO, C.; ASSIS, M.; OLIVEIRA, S. Ensino técnico: desempenho e custos. Rio de Janeiro: IPEA, 1972.

CASTRO, C.; MELLO E SOUZA, A. Mão de obra industrial no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1974.

CRUZ, M. H. S. Trabalho, gênero, cidadania: tradição e modernidade. São Cristóvão: Editora UFS/Fundação Oviêdo Teixeira, 2005.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

CUNHA, S.A. Impacto de formação profissional: um estudo de acompanhamento de egressos do SENAI no Centro Industrial de Aratu. Rio de Janeiro: SENAI/DN, 1990.

FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. São Paulo: EDART, 1977.

GOMES, C. A. Os quatro anos de Emenda Calmon: qual o seu impacto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 69, n. 162, p. 237-255, 1988.

GOMES, C. A.; VERHINE, R. E. O financiamento do ensino público do Brasil: uma perspectiva político-econômica. Cadernos do CRH, n. 24/25, p. 193-220, 1996.

HARBISON, R. W.; HANUSHEK, E. A. Education performance of the poor: lessons from rural northeast Brazil. Oxford, GB: Oxford University Press, 1992.

LABELLE, T. J.; VERHINE, R. E. Nonformal education and occupational stratification: implications for Latin America. Harvard Educational Review, v. 45, n. 2, p. 160-190, 1975b.

LANGONI, C. G. Distribuição da renda e desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Expressão e Cultural, 1973.

LEHMANN, R. H.; VERHINE, R. E. Aur bedeutung von asserochuleschen bildungsmassnahnen bei der arbeitplatzuche. International Review of Education, v. 28, n. 1, p. 29-52, 1982.

LEHMANN, R. H.; VERHINE, R. E. Educação e obtenção de empregos industriais no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 16, n. 3, p. 621-646, 1986.

LEHMANN, R. H.; VERHINE, R. E. Education and industrial job acquisition in Brazil. International Journal of Educational Development, v. 8, n. 1, p. 1-24, 1988.

LEITE, M. I. P. A. Impactos do FUNDEF: estudo de caso da Rede Municipal de Educação de Vitória de Conquista. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2004.

LEVY, S.; CAPRINO, A. C.; NUNES, E. M. Análise econômica do sistema educacional de São Paulo. São Paulo: IPE/USP, 1970.

LORDÊLO, J. A. C.; VERHINE, R. H. O retorno do investimento em mestrado e doutorado para professores universitários: uma avaliação econômica da educação pós-graduada. Estudos em a avaliação educacional, v. 24, p. 165-186, 2001.

MELCHIOR, J. C. A. O financiamento da educação no Brasil. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1987.

PARO, V. H. O custo do ensino público no Estado de São Paulo – estudo de custo-aluno na rede estadual de primeiro e segundo graus. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, p. 3-29, 1982.

PLANK, D. N. Issues in Brazilian school finance. Journal of Education Finance, v. 15, n. 4, 1990.

PLANK, D. N.; VERHINE, R. E. Níveis e determinantes do financiamento local a educação básica: um estudo de 115 municípios na Bahia. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 23, n. 3, p. 461-486, 1993.

PLANK, D. N.; VERHINE, R. E. Schooling for some: local financial commitment to basic education in Bahia, Brazil. Education Economics, v. 3, n. 1, p. 43-60, 1995.

SCHULTZ, T. W. Investment in human capital. American Economic Review, v. 51, n. 1, p. 1-17, 1961.

SCHULTZ, T. W. The economic value of education. New York: Columbia University Press, 1963.

VELLOSO, J. Política educacional e recursos para o ensino: o salário educação e a universidade federal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 61, 1987.

VERHINE, R. E. Educação e o mercado de trabalho: perspectivas alternativas. In: CASTRO, N; FLÁVIO, L (Org.). População-educação-emprego. Salvador: CRH-UFBA, 1982. p. 85-130.

VERHINE, R. E. Realização ocupacional e educação formal, não-formal e informal. In: KUENZER, A. (Org.). Educação e trabalho. Salvador: Fator, 1989. p. 75-94.

VERHINE, R. E. Educational alternatives and the determination of earnings in Brazilian industry. Frankfurt: Peter Lang, 1993.

VERHINE, R. E. Educação e mercado de trabalho: implicações teóricas de dados baianos. Revista FAEEBA, v. 4, n. 4, p. 25-38, 1995.

VERHINE, R. E. Financiamento de ensino fundamental na Bahia: novos achados e uma proposta para avaliar o FUNDEF. Gestão em Ação, v. 2, n. 1, p. 9-28, 1996.

VERHINE, R. E. A determinação de custos educacionais: uma análise panorâmica do estado da arte. Educação (Porto Alegre), v. 21, n. 35, p. 107-122, 1998.

VERHINE, R. E. O financiamento do ensino fundamental no Brasil: uma análise de tendências nacionais e realidades locais. Temas em Educação, v. 5, p. 76-92, 1999.

VERHINE, R. E. O financiamento da educação básica na década de 90 - tendências longitudinais no estado da Bahia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 16, n. 2, p. 177-196, 2000.

VERHINE, R. E. A gestão do financiamento da educação básica: um estudo longitudinal e comparativo no contexto do Estado da Bahia. Em Aberto, v. 19, n. 75, p. 98-112, 2002.

VERHINE, R. E. O financiamento do ensino fundamental no Brasil e o seu impacto na descentralização da educação. Administração Educacional, v. 3, p. 9-20, 2003.

VERHINE, R. E. Custo-Aluno-Qualidade em escolas de educação básica – 2ª. etapa. Brasília: INEP (Relatório Nacional de Pesquisa), 2006.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Brazil: problematics of the tripartite federal framework. In: CARNOY, M.; FROUMIN, I.; MARGINSON, S. (Ed.). Higher education in federal countries: a comparative framework. Thousand Oaks, CA: Sage, 2018. p. 212-257.

VERHINE, R. E.; LEHMANN, R. H. Non-formal education and occupational obtainment: a study of factory workers in northeastern Brazil. Comparative Education Review, v. 3, n. 26, p. 374-390, 1982.

VERHINE, R. E.; LEHMANN, R. H. Obtenção de emprego industrial como função de educação não-formal. Cadernos de Pesquisa, n. 47, p. 53-63, 1983.

VERHINE, R. E.; MAGALHÃES, A. L. Quanto custa a educação básica de qualidade? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 22, n. 2, p. 229-252, 2006a.

VERHINE, R. E.; MAGALHÃES, A. L. Custo aluno ano em escolas de qualidade: uma análise por contexto e oferta de ensino. In: SOUZA, A. R.; TAVARES, T. M.; GOUVEIA, A. B. (Org.). Conversas sobre financiamento da educação no Brasil. Curitiba: Editora UFPR, 2006b. p. 89-116.

VERHINE, R. E.; PLANK, D. N. Financiamento da educação básica: um estudo de receitas e gastos das redes municipais de ensino da Bahia. In: BOAVENTURA. E. M. (Org.). Políticas municipais de educação. Salvador: EDUFBA, 1996. p. 31-62.

VERHINE, R. E.; ROSA. D. L. FUNDEF no Estado da Bahia. Gestão em Educação, v. 6, n. 2, p. 107-117, 2003.

WOODHALL, M. Cost analysis in education. In: PASCHAROPOULOS (Org.). Economics of education: research and studies. Oxford, GB: Pergamon, 1987. p. 393-399.

XAVIER, A. C. R.; MARQUES, A. E. S. Custo direto de financiamento das escolas de 1º. Grau (por regiões geográficas). Brasília: SEB/MEC, 1987.

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Verhine, R. E. (2024). Educação, Mercado de Trabalho e Financiamento: contribuições de um economista . FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907139644

Edição

Seção

Pesquisadores de Financiamento da Educação