Financiamento de escolas públicas na Inglaterra: descrevendo o modelo e as tendências recentes sobre o tema
DOI:
https://doi.org/10.22491/2236-5907132851Palavras-chave:
Educação pública na Inglaterra, Financiamento Escolar, Custos Escolares, Fórmula Nacional de Financiamento (NFF)Resumo
Este artigo descreve aspectos do financiamento da educação obrigatória na Inglaterra. A primeira parte traça um panorama das políticas educacionais do país que orientaram as mudanças no financiamento escolar. A segunda parte esclarece as etapas e idades da escolaridade obrigatória no país e apresenta o crescimento das matrículas em cada tipo de escola. Além disso, o trabalho explora as fórmulas de financiamento nacional (NFF) e seus fatores atuais e alocação orçamentária. Por fim, o artigo apresenta dados de gastos oficiais por tipo de escola e o gasto médio por aluno na Inglaterra. Os dados mostram que houve um aumento da matrícula obrigatória no ensino público desde 2015, pressionando os custos da educação. Além disso, houve uma pulverização de tipos de escolas no país, resultando em diferentes bolsas por aluno e um fluxo significativo de recursos públicos para atores privados. Ademais, os gastos públicos com educação diminuíram na maior parte da década de 2010, representando um aperto substancial nos recursos escolares e nos salários dos professores. Apesar das promessas do governo de cumprir os níveis orçamentários de 2010, isso ainda não foi visto.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.
ALVES, T.; SILVEIRA, A. A. D.; SCHNEIDER, G. Financiamento da Educação Básica: o grande desafio para os municípios. Retratos Da Escola, v. 13, n. 26, p. 391-413, 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i26.1007
BELFIELD, C.; SIBIETA, L. Long-Run Trends in School Spending in England. London: Institute for Fiscal Studies, 2016.
BERTONI, M.; GIBBONS, S.; SILVA, O. School choice during a period of radical school reform. Evidence from academy conversion in England. Economic Policy, v. 35, n. 104, p. 739-795, 2020.
DENSCOMBE, M. Ground Rules for Social Research. Maidenhead: McGraw-Hill Education, 2009.
DfE. Department For Education. Schools block funding formulae 2018-19: Analysis of local authorities’ schools block funding formulae. London: Education & Skills Funding Agency, 2018.
DfE. Department For Education. Schools operational guide: 2022 to 2023. London: Education & Skills Funding Agency, 2021.
DfE. Department For Education. Schools block national funding formula: technical note. London: Department for Education (DfE), 2022a.
DfE. Department For Education. School Census Statistics (Schools, pupils and their characteristics, 2021-2022). London: Department for Education (DfE), 2022b.
DfE. Department For Education. School funding statistics: financial year 2022-23. London: Department for Education (DfE), 2023a.
DfE. Department For Education. Financial year 2022 to 2023 Revenue Funding for Schools and Academies at provider level. London: Department for Education (DfE), 2023b.
DfES. Department for Education and Skills. Higher Standards, Better Schools for All. London: The Stationery Office, 2005.
EYLES, A.; MACHIN, S. The Introduction of Academy Schools to England’s Education. Journal of the European Economic Association, v. 17, n. 4, p. 1107-1146, 2019.
FRIEDMAN, M. A free market in education. The Public Interest, v. 3, n. 107, 1966.
FRIEDMAN, M. The role of government in Education. Rutgers University Press: Collected Works of Milton Friedman Project records, 1977.
HARVEY, D. A brief history of neoliberalism (Ebook central). Oxford; New York: Oxford University Press, 2005.
HMT. Her Majesty’s Treasury. Autumn Budget and Spending Review 2021: a stronger economy for the British people. London: HM Treasury, 2021.
LE GRAND, J.; BARTLETT, W. Quasi-markets and Social Policy. London: MacMillan, 1993.
OBR. Office for Budget Responsibility. A brief guide to the UK public finances. London: OBR Publishing, 2022.
OECD. Education at a Glance 2022: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, 2022. DOI: https://doi.org/10.1787/3197152b-en.
ONS. Office for National Statistics. Census 2021. London: ONS, 2021.
PERERA, N.; ANDREWS, J. School funding and the disadvantage gap at local level. London: Education Policy Institute, 2020.
PERERA, N.; ANDREWS, J.; SELLEN, P. The implications of National Funding Formula for schools. London: Education Policy Institute, 2017.
PERRY, A. History and lessons of neoliberalism. Pensée, v. 320, p. 47-59, 1999.
PINTO, J. M. R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, v. 39, n. 145, p. 846-869, Dec. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018203235.
ROBERTS, N. School funding in England. London: House of Commons Research Briefing, 2022.
ROBERTS, N.; LONG, R. School strike action in the UK. London: House of Commons Research Briefing, No. CBP9715, 2023.
SIBIETA, L. How does school spending per pupil differ across the UK? London: Institute for Fiscal Studies, 2023a.
SIBIETA, L. What has happened to teacher pay in England? London: Institute for Fiscal Studies, 2023b.
SIBIETA, L.; CHOWDRY, H.; MURIEL, A. Level playing field? The implications of school funding. London: CfBT Education Trust: Research Paper, 2008.
WALFORD, G. From City Technology Colleges to Sponsored Grant-maintained Schools. Oxford Review of Education, v. 26, n. 2, p. 145-158, 2000.
WEALE, S. Education union criticises ‘badly flawed’ evidence behind academy drive. The Guardian, London, 31 Mar 2022. Disponível em: https://www.theguardian.com/education/2022/mar/31/education-union-criticises-badly-flawed-evidence-behind-academy-drive. Accessed on: 02 Jun. 2023.
WEST, A. Redistribution and Financing Schools in England under Labour. Educational Management, Administration & Leadership, v. 37, n. 2, p. 158-179, 2009.
WEST, A. Academies in England and independent schools (fristående skolor) in Sweden: policy, privatisation, access and segregation. Research Papers in Education, v. 29, n. 3, p. 330-350, 2014. DOI: 10.1080/02671522.2014.885732.
WEST, A.; BAILEY, E. The Development of the Academies Programme: ‘Privatising’ School-Based Education in England 1986-2013. British Journal of Educational Studies, v. 61, n. 2, p. 137-159, 2013.
WEST, A.; WOLFE, D. B. Academies, autonomy, equality and democratic accountability: Reforming the fragmented publicly funded school system in England. London Review of Education, v. 17, n. 1, p. 70, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).