A Privatização da Educação Básica Superior em Tempos de Financeirização: o caso da Cogna Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907127434

Palavras-chave:

Privatização, Financeirização, Cogna Educação, Educação Básica, Ensino Superior

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir a atuação da empresa de capital aberto Cogna Educação, considerando o movimento de financeirização do ensino superior e da educação básica no Brasil, que tem se intensificado na última década e se tornado um polo atrativo de investimentos por parte de grandes grupos empresariais. O texto discute, principalmente, o movimento de expansão e o financiamento estudantil do grupo empresarial. A metodologia consiste em pesquisa documental com dados coletados a partir dos relatórios institucionais da empresa. Os resultados apontam para um amplo processo de mercantilização da educação a partir da inserção de grupos privados de capital aberto no mercado de ações, como é o caso da Cogna Educação, o que compromete a oferta da educação como direito social.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Vera Lucia Jacob Chaves possui Mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação-Conhecimento e Inclusão Social (Nota 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Pós-doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Atualmente é professora Visitante Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. É professora Titular aposentada da UFPA e orienta em nível de Mestrado e Doutorado. É pesquisadora bolsa produtividade nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES. É coordenadora geral da rede Universitas/Br.

Maria Dayse Henriques de Camargo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Maria Dayse Henriques de Camargo é doutoranda em Educação (PPGED/UFPA). Pedagoga, Psicóloga e Mestra em Educação (UFPA). Professora da Educação Básica da Secretaria do Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA. Pesquisadora da Rede Universitas/Br e associada da Fineduca.  

Leila Maria Costa Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA – Brasil

Leila Maria Costa Sousa é doutoranda em Educação (PPGED/UFPA). Pedagoga e Mestra em Educação (UFPA). Professora da Escola de Aplicação da UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior e da rede Universitas/Br. Associada da Fineduca.

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Publicado

2023-07-02

Como Citar

Chaves, V. L. J., Camargo, M. D. H. de, & Sousa, L. M. C. (2023). A Privatização da Educação Básica Superior em Tempos de Financeirização: o caso da Cogna Educação. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 13. https://doi.org/10.22491/2236-5907127434

Edição

Seção

Seção Temática - Os Rumos do Financiamento da Educação Superior Brasileira nas Últimas Três Décadas: comparações internacionais possíveis

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